Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da Aberje se reúnem em São Paulo
Na última quinta-feira, 29 de agosto, a Aberje reuniu suas três instâncias de governança: os Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal, estruturas que desempenham papéis complementares na constituição da Associação, para um debate sobre “Comunicação, Negócios e Poder: cenário para comunicadores empresariais no debate público contemporâneo”, seguido de almoço, em São Paulo.
Na abertura, Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, destacou a importância e a relevância de todos os profissionais que compõem os Conselhos e que legitimam as atividades da entidade há anos. Hamilton dos Santos, diretor-executivo da associação, também reiterou o valor da participação ativa dos conselheiros e das ações de integração entre seus membros.
Renato Gasparetto, Presidente do Conselho Consultivo da Aberje e Vice-Presidente de Public Affairs e Sustentabilidade na Telefónica Vivo, e Yacoff Sarkovas, Vice-Presidente do Conselho Consultivo e Consultor Estratégico, enfatizaram a atuação e o papel institucional crucial que essas instâncias desempenham, que asseguram uma boa governança e contribuem para a missão estratégica e cidadã da comunicação.
Em seguida, Malu Weber, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e Vice-Presidente de Comunicação da Bayer, apresentou os convidados do painel de mediou o debate. O diálogo reuniu Joel Pinheiro da Fonseca, filósofo, comentarista da Globonews e colunista da Folha de São Paulo, onde também é membro do Conselho Editorial; e Eugênio Bucci, Professor Titular da ECA-USP, Superintendente de Comunicação Social da USP e membro do Conselho Consultivo da Aberje.
O painel discutiu os desafios impostos ao conceito de imprensa tradicional até a complexidade que os algoritmos e as redes sociais trouxeram para o cenário comunicacional. Questões como a análise dos interesses e decisões dos grandes players da comunicação hoje, a constante e desafiadora pandemia de desinformação, esforços de checagem e marcos regulatórios foram alguns temas abordados.
O debate também incluiu a pluralização de interlocutores, a informação verificada como um ativo comunicacional, a aceleração do protagonismo do consumidor e a emergência da retórica como principal ativo de convencimento aplicado à lógica das redes sociais. Foram ressaltados a importância direta da contribuição da educação, que precisa acompanhar a transição tecnológica, e que é de responsabilidade, também, das empresas. O encontro gerará um material completo com os principais insights.
O encontro das três instâncias de governança da Aberje é uma ação especial, que complementa a agenda Estatutária da entidade, fortalecendo suas estruturas e integrando atores institucionais importantes para a rede associativa e para o mercado de comunicação.
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