Conselho Deliberativo da Aberje elege presidente e vice-presidente
Em reunião Ordinária do Conselheiro Deliberativo da Aberje, realizada no dia 15 de dezembro de 2022, de forma híbrida, os membros do Conselho elegeram novos representantes para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da instância Deliberativa.
Com a renúncia de Gislaine Rossetti do cargo da presidência, após sua saída da direção da área de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Airlines, o Diretor de Comunicação da GM, Nelson Silveira, foi eleito pelos membros do órgão como Presidente, para cumprimento do mandato vigente até o fim de 2023. Nelson Silveira já havia assumido a vice-presidência do Conselho Deliberativo após a renúncia de Adriano Stringhini, que deixou a direção de comunicação da Sabesp em meados de junho deste ano. Nelson é membro do Conselho Deliberativo representando a GM desde 2015.
Para o cargo de vice-presidente, Malu Weber, Diretora Sênior de Comunicação Corporativa da Bayer, foi eleita pelos membros do Conselho para cumprimento do mesmo mandato, até o final de 2023. Malu foi eleita membro do Conselho Deliberativo da Aberje pela primeira vez em 2008, representando a Votorantim, e já representou também a Votorantim Cimentos e Johnson & Johnson no órgão.
“Somos muito gratos às imensas contribuições que Gislaine Rossetti ofereceu a este Conselho e à toda rede Aberje, como exemplo de profissionalismo na área de comunicação empresarial e também como grande incentivadora do movimento associativo. Também agradecemos às contribuições do Adriano Stringhini, que ocupou o cargo de vice-presidente ao lado da Gislaine, e que sempre foi um grande apoiador da Aberje, além de profissional extremamente competente”, afirmou Hamilton dos Santos, Diretor-Executivo da Aberje.
Para Paulo Nassar, Diretor-Presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, a nova liderança do Conselho Deliberativo reflete a história de ambos os profissionais na Associação. “Tanto o Nelson quando a Malu são pessoas que compreendem muito fortemente a importância do ‘associar-se’ do campo profissional da comunicação. Contamos com duas grandes personalidades que fortalecem ainda mais o papel estratégico da nossa profissão”, completou.
“Enorme honra e alegria pela confiança que vocês estão depositando na Malu e em mim. Assumo o compromisso de ser um embaixador incansável deste time de líderes e contribuir para consolidar a Aberje como um Think Tank da Comunicação Brasileira”, afirmou Nelson após a sua eleição. Malu, por sua vez, lembrou uma frase que carrega consigo: “Como a gente fortalece uma só voz? Respeitando e promovendo diferentes sotaques”. E finalizou: “Vamos em frente, no melhor espírito colaborativo, respeitando e aprendendo com o legado da Gislaine, e trazendo o nosso sotaque também, para somar, compartilhar e sermos cada vez mais essa voz tão relevante, com confiança e credibilidade”.
Carreiras sólidas
Nelson Silveira é Diretor de Estratégia de Comunicação da General Motors América do Sul. Com sólido background em jornalismo, atuou por mais de 11 anos em redações de jornais, entre eles Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Iniciou sua carreira na comunicação corporativa na General Motors em março de 2001, como gerente de relações com a imprensa. Ao final de 2005 foi transferido para a GM Portugal, onde liderou a Comunicação e Relações Institucionais até janeiro de 2007, quando assumiu a gerência de comunicação corporativa da GM Europa, onde atuou até julho de 2009. Em agosto daquele ano retornou ao Brasil, assumindo a liderança da comunicação externa da GM do Brasil. Em 1 de Julho de 2015 foi nomeado Diretor da área de Comunicação.
Malu Weber é Diretora Sênior de Comunicação Corporativa da Bayer do Brasil, e membro do Board de Negócios Brasil e Representante do Brasil no Comitê Global de Comunicação do Grupo Bayer. Jornalista, com mais de 25 anos de experiência e posições de liderança em comunicação empresarial, em níveis locais, regionais e globais; em empresas nacionais (familiares) e multinacionais (Grupo Votorantim, Votorantim Cimentos, Johnson & Johnson e agora, Grupo Bayer); atuando como conselheira para CEOs e C-level em gestão de reputação e comunicação com diversos públicos, gestão de marca, de crise e de posicionamento institucional. Na mídia, teve experiência como âncora de TV, mediadora de debates, repórter, editora, correspondente e colunista. Principal missão durante toda carreira corporativa tem sido ajudar companhias e profissionais a evoluir e transformar a forma de dialogar e se posicionar, ampliando a escuta e construindo relações de longo prazo que geram engajamento, credibilidade, confiança e impacto positivo para o negócio, para sua imagem e reputação.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão