Conselho Deliberativo da Aberje elege novos presidente e vice-presidente
Em reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Aberje, realizada no dia 17 de outubro de 2023, de forma virtual, os membros do Conselho elegeram novos representantes para os cargos de presidente e vice-presidente da Instância Deliberativa.
Com a renúncia de Nelson Silveira do cargo da presidência do Conselho Deliberativo, após sua saída da direção de Comunicação da GM, a vice-presidente de Comunicação da Bayer, Malu Weber, que já havia assumido as funções no órgão, agora torna-se presidente do Conselho formalmente. Malu foi eleita membro pela primeira vez em 2008, representando a Votorantim, e já representou também a Votorantim Cimentos e Johnson & Johnson, antes da Bayer.
Para o cargo de VP, David Grinberg, vice-presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, foi eleito pelos membros do Conselho. David está na Arcos Dorados desde 2010, e foi eleito membro do Conselho Deliberativo pela primeira vez em março de 2016.
“Quero agradecer a confiança do Conselho e da Aberje. Muito feliz de ter o David comigo nesse desafio. Não esperem respostas da minha parte, podem esperar perguntas, e já começo com três: como criar valor para nossos associados? E o valor para nós, líderes de comunicação nas empresas? Como continuar trazendo valor para Aberje e para sociedade, nos fortalecendo como um todo no ecossistema de comunicação?”, disse Malu ao assumir a posição.
Já o VP David Grinberg comentou: “Como sabem, estou cuidando da Comunicação da Arcos Dorados na América Latina, próximo de entidades similares à Aberje em vários países que temos operação. Meu papel aqui é poder fazer essa conexão entre entidades, auxiliando na missão da Aberje de produzir conhecimento, compartilhar melhores práticas e fortalecer o setor da comunicação corporativa.”
Jorge Görgen, do Iveco Group, passa a integrar o Conselho Deliberativo
Jorge Görgen, head de Comunicação Corporativa do Iveco Group para a América Latina desde dezembro de 2021, é o mais novo membro do Conselho Deliberativo da Aberje. Jorge foi aceito de forma unânime, recebendo as boas vindas dos membros. O profissional se disse emocionado em fazer parte do Conselho, colocando seu currículo e experiência às ordens dos interesses do órgão e da Aberje.
Carreiras
Malu Weber
É vice-presidente de Comunicação da Bayer do Brasil, e membro do Board de Negócios Brasil e Representante do Brasil no Comitê Global de Comunicação do Grupo Bayer. Jornalista, com mais de 25 anos de experiência e posições de liderança em comunicação empresarial, em níveis locais, regionais e globais; em empresas nacionais (familiares) e multinacionais (Grupo Votorantim, Votorantim Cimentos, Johnson & Johnson e agora, Grupo Bayer); atuando como conselheira para CEOs e C-level em gestão de reputação e comunicação com diversos públicos, gestão de marca, de crise e de posicionamento institucional. Na mídia, teve experiência como âncora de TV, mediadora de debates, repórter, editora, correspondente e colunista. A principal missão durante toda carreira corporativa tem sido ajudar companhias e profissionais a evoluir e transformar a forma de dialogar e se posicionar, ampliando a escuta e construindo relações de longo prazo que geram engajamento, credibilidade, confiança e impacto positivo para o negócio, para sua imagem e reputação.
David Grinberg
É vice-presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, onde está desde 2010. Chegou como Gerente de Marketing Esportivo, para coordenar a equipe multidisciplinar que liderou a implementação do patrocínio do McDonald’s tanto da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014, como dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em fevereiro de 2016, David assumiu a Diretoria de Comunicações da Divisão Brasil. Sob sua liderança, a Divisão Brasil da empresa recebeu, por duas vezes consecutivas, o prêmio Great Place to Work na categoria “Comunicação com Funcionários” e foi reconhecida como a empresa que Melhor se Comunica com os Jornalistas no Brasil em 2018, na categoria Varejo. Em nível pessoal, David foi ganhador do Prêmio del Presidente da Arcos Dorados em 2013, em 2015 recebeu o título de Profissional de Marketing Esportivo do Ano, pelo Meio&Mensagem e, em 2017, foi reconhecido como o Comunicador do Ano pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje. David é Bacharel em Comunicação Social pela FIAM e pós-graduado em Comunicação Corporativa pela Fundação Cásper Líbero. É autor do livro “Rotina de Ferro” (ed. Planeta), em que relata como o esporte o ajudou a superar um Câncer agressivo, em 2018.
Jorge Görgen
Jornalista e administrador com mais de 35 anos de experiência, é líder reconhecido no mercado, integra o LiderCom da Aberje e coordena, há três anos, a Comissão de Comunicação Estratégica da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos). Gestor há mais de 20 anos, ocupou diversos cargos de gerência ao longo da carreira, acumulando experiência também como orador em eventos públicos, palestrante e comunicador, desde 1988. Possui vasta experiência internacional, com trabalhos de time executados na Europa e Argentina. Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou posições executivas na CNH Industrial e na Case New Holland. Possui MBA em Gestão Estratégica e Administração e Negócios pelo Insper (2018); mestrado em Comunicação Empresarial Aberje/Universidade Syracuse (2013); pós-graduação em Jornalismo Econômico pela UFSC (2001) e graduação em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo pela PUCRS (1988).
Destaques
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Novas normas e necessidade de transparência marcam quinta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidade