Comunicação será chave nas novas regras de proteção de dados no Brasil
Lei geral de proteção de dados (LGPD) entra em vigor a partir de agosto de 2020
Visando preparar os profissionais da comunicação corporativa sobre as novas regulamentações na proteção de dados, a Aberje e a associada I’MAX realizaram o encontro “LGPD Descomplicada – A proteção de dados na comunicação corporativa”. O evento foi realizado no dia 06 de fevereiro, em São Paulo, na sede da Aberje. A participação foi gratuita, com prioridade para os associados, que lotaram o auditório. Aos que não puderam participar, será disponibilizado o vídeo das apresentações pela I’MAX.
Na abertura do evento, o diretor geral da Aberje, Hamilton dos Santos, apresentou o #EthicsMonth, campanha de valorização da ética promovida pela Global Alliance for PR and Communications Management, da qual a Aberje participa. Na sequência, a CEO da I’MAX e especialista em tecnologia, Fernanda Lara falou sobre como a nova lei deve mudar a forma das empresas lidarem com os dados dos consumidores. “Hoje, os dados são insumo de riqueza. Então, a LGPD vem para atender uma demanda do desenvolvimento econômico”, explica a executiva.
Após a apresentação, foi realizada uma mesa de debates com a participação da plateia. A mesa foi composta por Fernanda Lara; Paulo Marcos Rodrigues Brancher, sócio do Mattos Filho Advogados; do Matheus Cangussu, coordenador jurídico do time de Privacidade, Pagamentos, Seguranca e Parcerias da 99; e Alessandra Ber, Gerente Executiva de Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Diversidade da Via Varejo. O debate foi mediado por Ricardo Fotios, gerente geral de Conteúdo do UOL e professor de comunicação da ESPM.
A norma padroniza as garantias individuais de privacidade do usuário, pautadas em técnicas de processamento de dados e de segurança. Pesquisa feita pela Serasa Experian aponta que 85% das empresas ainda não estão preparadas para atender a LGPD que começa a valer a partir de agosto deste ano. A fiscalização do cumprimento da legislação ficará a cargo da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática