18 de dezembro de 2023

“Comunicação para a transição” é o tema da Aberje para o ano de 2024

Tema será trabalhado em conjunto com a rede Aberje ao longo do próximo ano

O planeta precisa de mudanças urgentes e todos os sinais apontam para uma era de transição – energética, econômica, cultural e social e a comunicação corporativa tem papel primordial para estabelecer pontes que apoiem essa transição. Neste sentido, o tema “Comunicação para a transição” foi definido como tema do ano de 2024 da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje.

Todo ano, a associação organiza suas atividades de forma transversal a partir de um tema geral, definido no final de cada ano. Em 2023, por exemplo, o tema foi “Conexões que transformam: a força da rede no crescente mercado da comunicação empresarial”. O tema é definido a partir de reuniões com a governança da Aberje, os membros dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da entidade.

Confira na íntegra a justificativa para a escolha do tema:

O planeta precisa de mudanças urgentes e todos os sinais apontam para uma era de transição – energética, econômica, cultural e social. Neste sentido, a comunicação corporativa possui um papel primordial para estabelecer pontes que apoiem essa transição, assegurando o entendimento de todas as partes, expandindo o alcance das novas ideias e potencializando os papéis que podem ser desempenhados pelo setor empresarial.

No entanto, é preciso garantir que a comunicação desse movimento seja feita a partir de balizas éticas, plurais, inovadoras e humanísticas.  E que os objetivos estejam cada vez mais focados nos eixos da tríade ESG: combate às mudanças climáticas; investimentos para a inclusão e o desenvolvimento social e reforço das estruturas de governança – das organizações e da própria comunicação.

Na agenda de transição, as empresas e instituições devem ter ambições maiores e liderar a mudança real em seus setores. E para isso, a comunicação corporativa deve servir como um verdadeiro meio de transição, indo além das tradicionais campanhas e posicionamentos, mas modificando, engajando e assumindo a sua responsabilidade como agente transformador.

 

 

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