Comunicação eficiente e storytelling são temas do curso In Company desenvolvidos para empresa de tecnologia
Professora Vivian Rio Stella, da Escola Aberje de Comunicação, ministrou o curso para a Wipro
A Escola Aberje de Comunicação, além dos cursos livres, avançados e de pós-graduação, oferece também a possibilidade de realização de cursos in-company, desenhados a partir da demanda específica de uma empresa. Em junho, foi a vez da Wipro participar do curso Comunicação eficiente e storytelling, ministrado pela professora e linguista Vivian Rio Stella. Participaram gerentes, diretores e o VP & Country Manager da Wipro. O curso foi realizado em duas turmas com a duração de 8 horas divididas em duas manhãs.
Milene Mendes, Senior Executive Assistant da Wipro – empresa líder em serviços de tecnologia e consultoria –, ressaltou que, pelo fato de o mercado na área de tecnologia ter aquecido com a pandemia e o isolamento social, muitos funcionários ingressaram neste momento na Wipro. “Nosso time aumentou e mudou. Um reflexo importante deste movimento foi através da comunicação. Já que só podíamos nos relacionar através das reuniões onlines, e-mails, Teams e chats, parecia que, mesmo com essa grande intensidade de formas de se comunicar, não estávamos tão próximos uns dos outros. Dada a trégua do isolamento intensivo no início deste ano, notamos que precisávamos nos alinhar e nos comunicar melhor”, disse.
“Isso gerou a procura de empresas que poderiam nos apoiar com esse tema de comunicação corporativa e de storytelling. E encontramos a Aberje que nos cativou pela seriedade, capacitação dos profissionais e por estar na área deste a década de 1960. Foram convidados 50 profissionais da Wipro da área de vendas e nível de executivos”, complementou. “Eu gostaria de agradecer a Aberje pelo treinamento que trouxe muita conexão e dicas importantes para tornar o time mais eficiente e encantador na comunicação. Sem dúvidas a experiência e conhecimento da Vivian foi essencial!”, concluiu Milene.
Ao atuar como uma facilitadora, a professora Vivian Rio Stella contou que nesses dois encontros foram trabalhadas competências de comunicação, colaboração, storytelling, comunicação oral e escrita, canais de comunicação para a liderança e para a gestão do trabalho remoto. “Nós utilizamos Lego Serious Play, imagens para contar histórias e as pessoas se colocaram muito como protagonistas do aprendizado. Assistimos a cenas das falas do Steve Jobs e do Obama para poder ilustrar como a comunicação pode ser impactante sem ser muito técnica, ainda que traga consistência”, destacou.
“A importância desse tipo de curso mostra que a liderança é feita pela atividade discursiva. As pessoas são líderes porque se expressam, comunicam, vendem seus negócios, levam propostas, falam sobre elas, incentivam as pessoas, motivam os colaboradores. E tudo isso passa, inevitavelmente, pela palavra. É fundamental sair do modo automático e olhar para estratégias que estão dando certo, perceber a complexidade da comunicação e aí poder tomar decisões mais conscientes e conectadas com o contexto”, salientou Vivian.
Cursos In Company da Aberje
As vantagens de realização do curso in-company estão prioritariamente relacionadas à exclusividade de um programa desenvolvido com base no levantamento das necessidades de cada empresa. A Aberje oferece a elaboração de uma proposta adequada à realidade da organização, customizando e adaptando o conteúdo.
Todos os cursos da grade da Aberje podem ser oferecidos no formato in-company. Porém, é também possível formatar um programa completamente novo, tendo como base temas variados ou mesmo novas abordagens. Qualquer que seja a escolha, o planejamento do programa será sempre feito de maneira estratégica, oferecendo às organizações o que há de melhor no campo da comunicação empresarial. Mais informações estão disponíveis no site da Escola Aberje.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país