Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de abril de 2025

Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática

Roda de conversa na Aberje lança luz sobre a importância estratégica da comunicação para a transparência nas organizações
Mario Bucci
Foto: Andre Nakasone
 
  • COMPARTILHAR:

Narrativa, reputação e responsabilidade corporativa: como alinhar esses elementos em uma era em que a transparência deixou de ser uma escolha e se tornou uma exigência? Foi a partir dessa provocação que a Aberje promoveu, na última semana (03), em sua sede em São Paulo, o evento “Comunicação e Governança: O desafio da transparência nas organizações”. A iniciativa marcou o lançamento do livro “Comunicação e Governança: Parecer e Ser na Era da Transparência”, de Vânia Bueno, consultora de Comunicação e professora da Escola Aberje, publicado pela Editora Aberje.

Foto: Andre Nakasone

Ao abrir o encontro, o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, destacou a relevância da obra no atual contexto corporativo, classificando-a como um guia para fomentar debates e reflexões em torno de uma questão cada vez mais estratégica para as empresas. “É difícil comunicar sistemas de governança e fazer com que a comunicação esteja no cerne desses sistemas”, pontuou.

Comunicação como ativo estratégico da governança

Com participação de lideranças da comunicação e da governança corporativa, a roda de conversa reuniu, além da autora, Valéria Café, diretora geral do IBGC; Moacir Salzstein, diretor de Governança Corporativa da Natura &Co Holding; Malu Weber, vice-presidente de Comunicação do Grupo Bayer e presidente do Conselho Deliberativo da Aberje; e Pâmela Vaiano, diretora de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco.

Foto: Andre Nakasone

Logo na abertura, Vânia Bueno sintetizou o espírito do encontro com uma frase que resume a interdependência entre os dois campos: “Comunicação sem governança é inconsequente. Governança sem comunicação é inócua”. Vânia reforçou que o livro não trata de receitas prontas, mas propõe uma discussão sobre os motivos e o valor de integrar comunicação e governança. “Vivemos um tempo de excesso de informação e carência de significado”, afirmou. Para ela, a comunicação deve ser vista como um eixo estruturante da governança. “Governança é sobre fazer e cumprir acordos. E sem comunicação, não há como garantir isso.”

Na mesma linha, Valéria Café ressaltou que “governança não existe sem ética e integridade”, pilares sustentados por relações de confiança, o que evidencia o papel essencial da comunicação nesse processo. Malu Weber acrescentou que a governança precisa ser um farol para as organizações, enquanto a comunicação sustenta o modo como elas são percebidas: “Governança orienta o ‘somos’; comunicação sustenta o ‘parecer’. As pessoas sempre estão vendo, estamos sempre sendo avaliados”.

Os participantes compartilharam suas experiências sobre a complexidade de comunicar em setores altamente regulados, como o financeiro e o farmacêutico. “Nosso papel é muito mais sobre aproximar as pessoas e criar ciclos virtuosos”, afirmou Pâmela Vaiano, destacando que a regulação deve ser vista como aliada da cidadania corporativa – que traduz que há direitos e deveres.

Foto: Andre Nakasone

Moacir Salzstein alertou que a comunicação inadequada pode prejudicar os sistemas de governança, especialmente quando o público interno não é devidamente valorizado ou informado. Nesse sentido, os participantes concordaram que o conhecimento das estruturas internas – como códigos de ética e propósitos organizacionais – ainda é limitado em muitos setores e que é preciso envolver a comunicação desde o começo da formulação da estratégia corporativa.

O evento também trouxe provocações sobre o papel dos comunicadores e dos agentes de governança. Para Valéria Café, o comunicador precisa ser estratégico, dominar os dados e compreender o negócio. “A liderança precisa entender de comunicação, e o comunicador precisa entender da organização”. Malu Weber defendeu que as lideranças locais devem atuar como comunicadores e que a comunicação é um diferencial competitivo. “Nosso papel vai muito além de fazer newsletter”.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia
  • O canto da sereia e os desafios de medir resultados em comunicação
  • Transformação digital e IA no centro do debate do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional
  • Warm Up Aberje Trends discute comunicação estratégica em tempos de tensão global

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30
  • Elisa PradoReputação – valor essencial no ambiente esportivo

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade