07 de março de 2023

Comitê de Inovação em Comunicação Corporativa realiza primeiro encontro; conheça os integrantes

Durante primeiro encontro do Comitê, os participantes puderam escolher os assuntos a serem discutidos pelo grupo ao longo do ano
Participantes da primeira reunião

A primeira reunião do ano do Comitê de Inovação em Comunicação Corporativa, realizada ontem, dia 7 de março, contou com a participação de 40 comunicadores de diversas organizações da rede associativa da Aberje. Ao iniciar, a coordenadora da área, Thalita Dominato, apresentou as regras necessárias a serem seguidas por todos ao longo do ano. Em seguida, o coordenador do Comitê de Inovação, Lucas Reis, doutor em Comunicação, professor da Escola Aberje e CEO da Zygon AdTech, abriu os trabalhos.

Na ocasião, Lucas destacou que o papel da Comunicação mudou bastante nos últimos 15 anos, passando da função operacional para um papel estratégico, o de conceber estratégias de crescimento. “A área da Comunicação é, ao mesmo tempo, objeto da inovação e agente de transformação. Por uma questão estrutural, é uma área arejada e multidisciplinar em essência, pois precisamos tocar diferentes assuntos com diferentes stakeholders o tempo inteiro. Isso nos coloca numa posição muito estratégica não só de comunicar inovação, mas de promover a inovação nas diferentes organizações em que a gente atua”, salientou.

Lucas também destacou que boa parte do que a área de Comunicação das empresas recebe hoje de informação é definida de forma automatizada. “Se há 30 anos, era o papel editorial que decidia o que iria aparecer no jornal, por exemplo, hoje, a decisão é automatizada, feita com base em regras bem definidas para que todos tenham um feed completamente diferente ao abrir as suas redes sociais”, comentou. 

Lucas Reis

O executivo ainda frisou que, com a mudança no ambiente de comunicação e com a evolução tecnológica, o consumidor ganhou o poder de escolher sobre o que quer consumir, quando e por quanto. “Com isso, atrair consumidores, atender às suas necessidades e criar uma relação de longo prazo, automaticamente nossa área de Comunicação e Marketing ganha muito espaço, porque estamos na ponta falando com o consumidor. Isso reforça nosso poder e nosso papel como agentes da inovação, gerando valor para as organizações em que a gente atua”, analisou.

Durante o encontro, os membros do grupo tiveram a oportunidade de se apresentar e de falar sobre suas expectativas em relação ao comitê. Até o próximo encontro, os integrantes irão votar nos temas que serão abordados ao longo do ano e irão eleger o vice-coordenador do comitê. 

Os membros (titulares e suplentes) do Comitê de Inovação em Comunicação Corporativa são:

Empresas:

  • 3M Brasil: Layza Caroline Mesquini; Suplente: Luiz Serafim
  • Abbott: Priscila Delgado Martins; Suplente: Mariana Colturato Aidar
  • Acelen: Claudia Barros; Suplente: Daniela Ruriz
  • Ajinomoto do Brasil: Juliana Gomes Ribeiro; Suplente: Carla Sanches
  • Alstom: Ana Lúcia Caiasso; Suplente: Vinícius Riqueto
  • Bracell Celulose: Ana Paula Penteado Bortolozzi; Suplente: Gleison Rezende
  • Dow: Helena Alonso; Suplente: Eleni Gritzapis
  • ECOLAB: Carolina Simonetti; Suplente: Rafaela Caldas
  • EuroChem Fertilizantes: Rosangela L. Santos; Suplente: Amanda Galdini
  • General Motors: Felipe Nobrega Arado; Suplente: Nelson Silveira
  • Intel: Carolina Gutierrez Prado; Suplente: Felipe Curcio
  • Iveco Group: Jorge Gorgen; Suplente: Priscila Barros do Amaral
  • Klabin SA: Carime Kanbour; Suplente: Fernanda Nicola Zattar
  • Mosaic Fertilizantes: Bianca de Brito Simone; Suplente: Luiz Maurício Pereira
  • Natura e Avon Brasil: Janaina Gomes; Suplente: Roberta Castro
  • Novo Nordisk: Ricardo Fontes Castellani; Suplente: Eliene Regina Costa Machado
  • Nutrien Soluções Agrícolas: Luciane Reis; Suplente: Rodrigo Barbosa
  • Rede Gazeta: Letícia de Oliveira Dias; Suplente: Deisy Pimentel da Silva
  • Sicredi: Bianca Franchini; Suplente: Michelli Davoglio
  • Tereos Brasil: Luciana Rodrigues de Oliveira; Suplente: Carlos Leston Belmar
  • Unico: Pedro Henrique de Oliveira; Suplente: Daniela Bittencourt Ferreira
  • UnitedHealth Group Brasil: Janaina Finardi; Suplente: Suzie Clavery Pires Guimarães
  • XP Inc.: Matheus Lombardi; Suplente: Luis Lima

Agências e Consultorias de Comunicação:

  • Aliá RP: Lígia Batista; Suplente: Priscilla  Caetano
  • Clima Comunicação: Alexandre Hampf; Suplente: Leonardo Bertoldo Wollinger
  • CORE Comunicação & Relacionamento: Ana Cássia Hennrich; Suplente: Mariana Oselame
  • Idee Informação Corporativa: Renata Noschesi; Suplente: Audrei Franco
  • Progic Tecnologia e Comunicação: Igor Gavazzi Vazzoler; Suplente: Rodrigo Becke Cabral
  • Race Comunicação: Rogério Artoni; Suplente: Priscila Santaa
  • Simplifica.CI: Karla de Melo; Suplente: Edelcio Molina

Comitês de Estudos Temáticos

Anualmente, a Aberje propõe uma série de encontros a partir da formação de grupos fixos de profissionais nomeados por organizações associadas à Aberje. São comitês temáticos compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 membros-titulares. Os integrantes se reúnem com regularidade e calendário preestabelecido para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto. Os processos de inscrição e seleção são realizados no início do ano e nesta edição foram mais de 236 candidaturas para as 90 vagas nos três comitês.

Para este ano, foram constituídos três grupos: Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa; Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG e Comitê Aberje de Comunicação Interna e Marca Empregadora.

 

  • COMPARTILHAR: