04 de março de 2021

Comitê de Comunicação e Estratégia em ESG já tem novos membros e começa dia 24

Relação de ESG com a Agenda 2030 do Pacto Global é um dos assuntos a serem discutidos durante os encontros

Relação de ESG com a Agenda 2030 do Pacto Global é um dos assuntos a serem discutidos durante os encontros

A partir do dia 24 de março, o Comitê Aberje de Comunicação e Estratégia em ESG começa suas atividades para a temporada de 2021 de maneira remota. A coordenação será feita pela professora da Aberje e da Faculdade Cásper Líbero e consultora Natália Tamura, que também representa a entidade na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global da ONU.

Considerando que engajamento dos investidores em específico e o comportamento dos stakeholders em geral estão levando as organizações a se reinventarem e que a regulação força, cada vez mais, alguns cuidados na agenda de operação, sobrevivência e desenvolvimento de negócios, é preciso discutir a adoção e defesa de valores e critérios ESG (sigla do inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança). Esse conjunto de pontos de ação e análise é cada vez mais pilar fundamental da reputação organizacional e indica solidez, custos mais baixos e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.

Este comitê pretende discutir a relação de ESG com a Agenda 2030 do Pacto Global e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a inclusão de perspectivas como capital social, capital humano, liderança e inovação, tudo sob o ponto-de-vista também da Comunicação Corporativa (“walk the talk”, transparência, diálogo, materialidade, relatoria, canais e linguagens de comunicação) para colocar os stakeholders no centro do processo de decisão e conectar objetivos, ações e resultados aos efeitos desejados nas várias frentes de cuidado, bem como construindo indicadores claros da atuação ESG.

O grupo terá encontros mensais de 1h30min de duração cada para troca de ideias e convive em canal fechado no ambiente WhatsApp. Seguindo o regulamento, todos os membros serão fixos até o mês de dezembro de 2021, salvo manifestação em contrário ou atingimento de um limite de faltas.

Para qualquer informação sobre estes espaços de troca da Aberje, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br . A atividade está sendo organizada pela área de Desenvolvimento Associativo, através de Rodrigo Cogo e Thalita Dominato.

A nominata de selecionados, depois de processo de inscrição e seleção realizados entre janeiro e dezembro de 2021, é essa:

  • Scania – Renata Ferreira do Nascimento (Head de Comunicação da Scania Brasil) e Márcio Furlan (Diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade);
  • Via Varejo – Caroline Colunna Lopes Moura (Gerente de Comunicação Corporativa) e Vanessa Urbanejo Romero (Coordenadora de Sustentabilidade e Diversidade);
  • Bradesco Seguros – Regina Macedo (Superintendente de Comunicação Corporativa) e Karen Almeida (Gerente de Comunicação Interna);
  • Fundação Toyota – Otacilio do Nascimento (Diretor Executivo) e Thais Guedes (Coordenadora de Projetos);
  • Alubar – Mônica Alvarez Cotta (Gerente de Comunicação Corporativa) e André Cruz (Diretor de Auditoria Interna e Compliance);
  • Santos Brasil – Béatrice de Toledo Dupuy (Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade) e Miucha Lopes de Andrade (Supervisora de Sustentabilidade);
  • Syngenta – André Aprigio (Coordenador de Governança de Marca e Engajamento de Comunidades) e Nêmora Reche (Head de Comunicação Corporativa da unidade Crop Protection para LATAM & Brasil);
  • JTI – Alessandra Potamianos (Gerente de Comunicação Corporativa) e Flavio Goulart (Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação);
  • Valmet – Pedro Paciornik (Diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing) e Fernanda Yanaze Maia (Coordenadora de Marketing e Comunicação);
  • GM – Isabel Faria (Gerente de Comunicação) e Daniela Kraemer (Gerente de Relações Públicas e Governamentais);
  • 3M – Luiz Eduardo Serafim (Head de Marketing, eCommerce & Insights) e Lúcia Maria Lucas Ziliotti (Gerente de Relações Públicas & Comunicação);
  • Cargill – Fernanda Magalhaes (Gerente de Comunicação para Brasil e do negócio Agrícola para América do Sul) e Rafaela Bortoli (Especialista de Comunicação do negócio Agrícola EMEA);
  • Instituto Renault – Graziela Araujo Pontes (Diretora do Instituto Renault) e Livia Kinoshita (Gerente de Marketing);
  • State Grid – Philipe Deschamps Gonçalves Dias (Gerente de Cultura & Comunicação Corporativa) e Chao Chen (Coordenador de Cultura e Comunicação Corporativa);
  • Ultracargo – Fernanda Guedes (Gerente de Inovação, Sustentabilidade e Comunicação) e Marianna Abdo Gonçalves (Especialista em Comunicação Externa e Sustentabilidade);
  • CBA – Fernanda Diniz Bolzan de Oliveira (Gerente de Comunicação Corporativa) e Leandro Campos de Faria (Gerente de Sustentabilidade);
  • Empresas Randon – Veridiana Sonego (Diretora de Planejamento e Comunicação Corporativa) e Ana Paula da Rocha (Coordenadora de Comunicação Corporativa);
  • VLI Logística – Danny Marchesi de Almeida (Gerente de Comunicação Integrada) e Leonardo Werner César Silva (Especialista de Imprensa);
  • Dow Brasil – Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Eleni Gritzapis (Diretora de Comunicação Corporativa para América Latina).

E também são integrantes as empresas fornecedoras de Comunicação:

  • Makemake – Tatiana Maia Lins (CEO) e Marcia Dourado Cavallieri (Consultora associada);
  • Instituto Marca e Reputação – Cristiane Malfatti (Sócia-diretora) e Silvia Zauberas (Consultora);
  • JeffreyGroup – Danilo Maeda (Diretor de Atendimento) e Roberta Garattoni (Gerente de Atendimento);
  • Alter Comunicação – Kelly Cristina dos Santos Lima (Sócia-Proprietária) e Fabiola Ditomaso (Diretora de Novos Projetos);
  • Animus – Marina Mattaraia (Diretora de Novos Negócios e Relacionamento) e Jasmin Eymery (Sócia-Diretora);
  • BH Press – Lilian Ribas (Sócia-Gerente) e Dulcemar da Costa (Sócia-diretora).

 

 

  • COMPARTILHAR: