Comitê de Comunicação e Engajamento em ESG realiza primeira reunião; conheça os integrantes
O Comitê de Comunicação e Engajamento em ESG teve seu primeiro encontro na manhã do dia 8 de março e registrou a participação de cerca de 40 comunicadores de várias organizações da rede associativa da Aberje. Ao iniciar, a coordenadora da área, Thalita Dominato, apresentou as regras necessárias a serem seguidas por todos ao longo do ano. Em seguida, o coordenador do Comitê de Engajamento em ESG, o jornalista Danilo Maeda, especialista em Estratégia, Governança e Gestão ESG e professor da Escola Aberje de Comunicação, abriu os trabalhos.
Depois de saudar os comunicadores presentes, Maeda fez questão de frisar a importância do profissional de Comunicação nas organizações que se propõem a discutir a Agenda de Sustentabilidade, diante de eventuais comentários sobre o papel dos comunicadores nessa agenda. “Existe uma premissa importante: não se faz capitalismo de stakeholders sem engajamento de stakeholders, e não se faz engajamento de stakeholders sem comunicação”, destacou.
Em sua visão, é muito clara a necessidade de qualificar o debate já que os mecanismos de avaliação que o mercado dispõe não produzem resultados que sejam comparáveis e consistentes entre si. “De fato, ainda não temos mecanismos para medir essa complexidade de uma agenda tão ampla quanto é a da Sustentabilidade; é preciso qualificar esse debate. Paralelamente a isso, também é necessário que a gente convença algumas parcelas importantes da população sobre a urgência de temas como mudanças climáticas”, argumentou o executivo.
Durante o encontro, os membros do grupo tiveram a oportunidade de se apresentar e de falar sobre suas expectativas em relação ao comitê. Até o próximo encontro, os integrantes irão votar nos temas que serão abordados ao longo do ano e irão eleger o vice-coordenador do comitê.
Os membros (titulares e suplentes) do Comitê de Comunicação e Engajamento em ESG são:
Empresas:
- Accor: Antonietta Varlese; Suplente: João Dias
- Acelen: Claudia Barros; Suplente: Daiane Neves
- ADM do Brasil: André Luís Degasperi; Suplente: Marcos Foloni
- AngloGold Ashanti: Paula Hermont Diniz Tibo; Suplente: Cristiane Maria Gouvêa
- Associação Brasileira da Indústria Química: Camila da Silva Matos; Suplente: Marcelo Pimentel
- Brasil Terminal Portuário (BTP): Yara Gonçalves da Motta; Suplente: Paula Bertelli dos Santos
- CTG Brasil: Salete da Hora; Suplente: Maria Carolina de Castro
- Eletrobras Chesf: Tatiana Learth Junqueira; Suplente: Maria Amélia Souto Maior
- Fundação Grupo Boticário: Omar Rodrigues; Suplente: Thais Machado Gusmão
- General Motors: Daniela Aesse Kraemer; Suplente: Beatriz Matarazzo
- iFood: Amanda Borsonello; Suplente: André Borges
- Museu da Pessoa: Rosana Miziara Lopes; Suplente: Eduardo Valente
- Natura &Co: Mariana Bonafé; Suplente: Vinicius Passetti
- OEC: João Paulo Fonseca de Carvalho; Suplente: Livia Fonseca Nunes
- Orizon: Renato Merlini; Suplente: Mariana Rico
- Petrobras: Vinícius Bastiani; Suplente: Karine Klaussen Vannucci Iglesias
- Rede Gazeta: Eduardo Felipe Fachetti Lima; Suplente: Maria Helena de Azevedo
- Sanofi: Ana Carolina Scavazzini; Suplente: Paulos Justus
- Syngenta Proteção de Cultivos: Nemora Reche; Suplente: Fabiana Trebilcock
- Thales: Jacqueline Takemasa; Suplente: Adriana Otani
- Unilever: Aline Jussara Siqueira; Suplente: Lilian Dorighello
- UnitedHealth Group Brasil: Ranny Alonso de Sousa; Suplente: Andrea Giorgi
- Vale S.A.: Elis Maria de Faria Ramos; Suplente: Talita Almeida Santos
Agências e Consultorias de Comunicação:
- Alter Comunicação: Kelly Lima; Suplente: Fabiola Ditomaso
- ANIMUS: Marina Mattaraia; Suplente: Marina Mattaraia
- Makemake: Tatiana Maruska Maia Lins; Suplente: Eduardo Guerra Murad
- Marqueterie: Debora Carvalho; Suplente: Bia Azevedo
- Quintal 22 Comunicação: Anna Costa; Suplente: Letícia TAvares
- RPMA Comunicação: Marcio Silva Cavalieri; Suplente: Adriane Ahlers
- Social Docs: Marcelo Douek; Suplente: Henry Grazinoli
Comitês de Estudos Temáticos
Anualmente, a Aberje propõe uma série de encontros a partir da formação de grupos fixos de profissionais nomeados por organizações associadas à Aberje. São comitês temáticos compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 membros-titulares. Os integrantes se reúnem com regularidade e calendário preestabelecido para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto. Os processos de inscrição e seleção são realizados no início do ano e nesta edição foram mais de 236 candidaturas para as 90 vagas nos três comitês.
Para este ano, foram constituídos três grupos: Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa; Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG e Comitê Aberje de Comunicação Interna e Marca Empregadora.
Destaques
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados