Combate ao racismo e ao capacitismo no mercado de trabalho é tema de debate no fórum Inclusão em Foco promovido pelo McDonald’s
O 2º Fórum Inclusão em Foco, promovido pelo McDonald’s com o apoio da Aberje, reuniu especialistas, jornalistas e profissionais do mercado de trabalho para um debate sobre a realidade e a geração de oportunidades para pessoas negras e com deficiência, no dia 27 de novembro, no Teatro Claro, em São Paulo.
No painel focado em pessoas com deficiência, Camila Francis, diretora de Atendimento na InPress Porter Novelli, atuou como mediadora de uma conversa sobre as oportunidades no mercado de trabalho para pessoas com deficiência e pessoas negras e como é possível construir juntos uma sociedade mais inclusiva. Participaram Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir; Nico Nascimento, especialista em ESG, e Lucas Assis, atendente do restaurante McDonald’s em Alphaville.
O painel racial, mediado por Silvia Nascimento, CEO do Portal Mundo Negro, contou com a participação de Fábio Sant’Anna, diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados, Ana Helena Passos, pesquisadora em Relações Étnico-Raciais, e Ricardo Silvestre, CEO da Black Influence. Carola Videira, fundadora da Turma do Jiló, fechou a parte da manhã com um talk inspiracional em que teve a oportunidade de contar sobre a criação da ONG e sua atuação por uma sociedade mais inclusiva.
Na oportunidade, Fábio Sant’Anna, da Arcos Dorados, reforçou a importância do tema racial na sociedade. “Inclusão é gerar senso de pertencimento, mas não é só isso, é reconhecer e valorizar a singularidade de cada um. Diversidade é promover um time diverso. Mas isso não quer dizer que você está oferecendo uma experiência de inclusão”, destacou. “Estou no melhor momento da minha carreira e muito feliz em impactar a vida de mais 60 mil pessoas que trabalham conosco hoje, gerando contratações e oportunidades para todas as pessoas”, comentou.
Ao longo dos últimos anos, a companhia tem intensificado suas ações de diversidade e inclusão, baseada em uma consistente estratégia ESG, chamada Receita do Futuro, com pilares de atuação que contribuem para alcançar um amanhã melhor e mais sustentável. Dentre eles, o pilar de Diversidade e Inclusão é o responsável por impulsionar a conversa sobre o tema na companhia. “Como empresa líder no segmento e comprometida com a verdadeira inclusão e com a eliminação do preconceito, lideramos conversas como essas feitas no fórum e abrimos espaço para debates, pois acreditamos que somente assim conseguiremos avançar como sociedade”, afirmou Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Destaques
- Novas normas e necessidade de transparência marcam quinta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidade