Transformando a área de Comunicação Interna: Como a P3K e o Sinapse estão fortalecendo o mercado
No segundo trimestre deste ano, iniciamos a parceria da P3K Comunicação com o Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede, serviço exclusivo de curadoria e distribuição digital liderado pelo Rodrigo Cogo, a fim de contribuir com o fortalecimento do mercado de Comunicação Interna, através da disseminação de conteúdo relevante para os profissionais e interessados no universo da comunicação com empregados. Afinal, assumimos um compromisso não apenas com nossos clientes, mas também com o setor como um todo, visando aprimorar e consolidar a comunicação como uma área estratégica.
Por isso, desenvolvemos o Sinapse CI para oferecer acesso gratuito a conteúdos estratégicos e inspiracionais sobre Comunicação Interna, por meio de uma lista de transmissão no WhatsApp. Fizeram parte do grupo clientes, parceiros e convidados, além de profissionais que se interessaram pelo serviço que, a meu ver, contribuiu muito no desenvolvimento de suas estratégias de CI e até na tomada de decisões.
Além disso, proporcionamos encontros on-line valiosos com a presença de profissionais do mercado, como a Vânia Bueno, fundadora da VB Comunicação na Governança, que esteve com a gente em nosso primeiro encontro. De maneira simples e acolhedora, ela apresentou “O verdadeiro papel da Comunicação Interna”, ressaltando que a área também deve atuar como “educadora” e esclarecer aos colaboradores sua importância como agentes de comunicação para garantir mensagens com mais sentido e propósito.
Para completar as reflexões, trouxemos o questionamento “O que é um bom lugar para trabalhar?”, levando a discussão para a relevância das relações no ambiente de trabalho, da escuta ativa e da transparência na Comunicação Interna para o fortalecimento da cultura organizacional.
Entusiasmados e focados em nosso objetivo, o segundo encontro trouxe um tema que tem sido pauta constante dos últimos anos, principalmente quando falamos de engajamento: Influenciadores na Comunicação Interna. Com a mediação da Laryssa Almeida, Gerente de Atendimento e Comunicação da P3K, contou com a apresentação da Pâmera Ferreira, Gerente de Pesquisa e Inteligência da agência, que falou sobre o nosso Benchmarking de Influenciadores.
O material traz muitos aprendizados e insights de que uma comunicação feita de pessoas para pessoas, realizada com cuidado e sentido, garante uma sensação de autenticidade e maior veracidade.
A participação da Maitê Gallon, Analista de Comunicação da Seguros Unimed, que compartilhou o case de sucesso da Implementação do Programa de Influenciadores Internos da seguradora, também corroborou com a apresentação do benchmarking. Ela trouxe experiências que demonstraram como esse grupo de colaboradores precisa de apoio, planejamento e estratégia para desempenhar um papel efetivo.
O terceiro evento, realizado em outubro, foi ainda mais especial, pois aconteceu no mês em que comemoramos 15 anos de jornada da P3K! O encontro, “Cultura são histórias”, foi aberto pelo Rodrigo – assim como nos outros eventos do Sinapse CI – que ressaltou a importância do comunicador na captação e curadoria de histórias antes da sua distribuição, já que elas têm o poder de reforçar ou boicotar a cultura organizacional.
Nossa convidada Marlene Marchiori, Mentora em Comunicação Cultura e Estratégia, deu sequência à temática ao trazer que são as pessoas que constroem a realidade da organização e são as suas vivências que formam a cultura corporativa, a qual, inevitavelmente, está em constante transformação, assim como os seus criadores.
Paulo Nassar, Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da ECA/USP, também esteve com a gente, e reforçou a necessidade das organizações em cultivar histórias e narrativas genuínas, rituais e experiências memoráveis, pois são elementos fundamentais na determinação da cultura, identidade, imagem, confiança e do sucesso das empresas.
E colaborando com o tema e a nossa celebração de aniversário, resgatei e compartilhei com os presentes a história da criação da P3K, que nasceu do desejo de apoiar organizações em seus desafios internos, na transmissão de uma cultura forte, na valorização e no acolhimento às suas pessoas e no compartilhamento dos valores e princípios. Particularmente, foi um momento muito gratificante e nostálgico para mim, que pude reavaliar o quanto a P3K Comunicação vem atuando de forma significativa no mercado de CI.
É desafiador resumir a riqueza dessa parceria em suas diversas trocas, seja por meio de encontros ou pela entrega consistente de conteúdos relevantes, cuidadosamente selecionados pelo Rodrigo. O formato inovador proporcionou experiências que inspiraram reflexões profundas e trocas significativas, abrindo espaço para que possamos verdadeiramente ser agentes de transformação. Se quiserem se aprofundar mais nos temas dessa edição, temos curadorias completas no blog da P3K.
Estou muito entusiasmado com o que temos feito pelo mercado e desejando a continuidade de projetos como esse, em prol da transformação da área de Comunicação Interna!
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país