Sou de comunicação e quero trabalhar com IA. Será que dá?
Com o boom do mercado de inteligência artificial nos últimos anos e a busca ferrenha por profissionais que saibam trabalhar com esse campo, muita gente fora do mercado de tecnologia tem se sentido um peixe fora d’água.
Todo mundo sabe que a IA veio pra ficar e que entender sobre o assunto e, principalmente, a aplicabilidade dessa tecnologia é essencial, mas como um profissional que é formado em comunicação pode trabalhar com isso?
Apesar das principais carreiras de IA serem voltadas para pessoas com conhecimento técnico em machine learning, linguagens diversas de programação, ciência de dados e outras, existe sim um campo vasto para profissionais com conhecimentos ligados à comunicação. É claro que o interesse pela tecnologia é fundamental, mas um diploma nessa área não é pré-requisito para todas as carreiras ligadas a IA. Listo abaixo 5 profissões que podem ser interessantes, se você gosta da área e sonha em atuar nela.
- Engenheiro de Prompt – Apesar do nome, essa profissão não requer um diploma de engenharia. O Engenheiro de Prompt tem como foco trabalhar na otimização e adequação textual dos comandos que direcionam a atuação da IA (os prompts). Nessa carreira você vai precisar ter algum conhecimento técnico, mas não é necessário saber programar. Além disso, umas das principais skills exigidas é o profundo conhecimento da língua, de gramática, de redação e, principalmente, um forte raciocínio crítico.
- Formulador de Problemas – O nome é curioso, mas o papel, essencial. Com campo de atuação mais amplo e flexível que o do Engenheiro de Prompt, o Formulador de Problemas é aquele que consegue, através de metodologias específicas, definir o foco, o escopo e os delimitadores do problema que se espera resolver com a IA. Esse profissional vai ajudar empresas e pessoas a estabelecerem os desafios para a inteligência artificial de forma que os resultados retornados sejam mais eficientes e aplicáveis.
- Especialista em Governança de IA – Esse profissional trabalha para ajudar na implementação responsável de IA nas organizações. Ele define políticas, práticas, diretrizes sobre gerenciamento de dados, orientações sobre a prestação de contas, rotinas de treinamentos, além da avaliação rotineira dos modelos de IA a serem usados.
- Consultor de Negócios com IA – Essa é a pessoa que encontra as oportunidades para uso do IA no dia a dia, que coleta as dores e entende profundamente do negócio a ponto de conseguir, para cada área da empresa, detectar onde o investimento em IA terá maior ganho e resultado e, portanto, deverá ser feito.
- Consultor de Adoção de IA – Aqui os comunicadores podem brilhar. Estamos falando de gestão da mudança em sua plenitude. Apresentação da nova tecnologia, organização e condução de treinamentos, geração de manuais e guias de uso, comunicação para aumento do engajamento, alinhamento e buy-in da liderança e tudo que envolve o início de uma mudança cultural.
Viu só? Se você é da área de Comunicação e quer trabalhar com IA, há muitas oportunidades para quem tem as habilidades certas e interesse pela tecnologia. O importante é se manter atualizado, buscar capacitação e se conectar com profissionais da área. A IA é um campo em constante evolução e precisa de pessoas com diferentes perfis e competências para contribuir com soluções inovadoras e eficientes.
Destaques
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados