PR não é press release
Acredito que os gestores de comunicação enfrentam desafios semelhantes independente da empresa ou setor da economia que atuam. O que mais me impacta é o famoso “Preciso de um PR”. Faz parte do processo da maioria das empresas as áreas internas quererem divulgar seus produtos, atividades e novidades, trazendo para as equipes de Comunicação assuntos e temas que podem ou não virar pautas para a imprensa.
Falando assim, seria o fluxo perfeito: área interna envia informações com antecedência para o departamento de Comunicação que, por sua vez, cria a estratégia de divulgação mais adequada – ou explica que não é uma pauta atrativa para a imprensa.
Mas antes disso vem o desafio. Ainda é comum que as áreas internas enviem os famigerados e-mails pedindo um “PR sobre o assunto X”.
Claro que não ajuda que as siglas se mesclam e possam se confundir PR em inglês designa Public Relations ou Press Relations e pode significar também Press Release. O problema é que, na maioria das vezes, quando uma área menciona que quer um “PR” normalmente signifca que deseja um press release sobre determinado assunto e não uma estratégia de comunicação.
Isso pode ser apenas porque a área não sabe quais estratégias e ferramentas de comunicação existem no mercado hoje e tampouco entendam que cada vez mais o press release está obsoleto. Ou pode significar que a empresa não esteja entendendo a Comunicação como parte estratégica do negócio.
Para lidar com o primeiro cenário é mais simples: normalmente, uma conversa com pessoas envolvidas sobre o que e como pautar o departamento de Comunicação já resolve. Agora, no segundo caso é um pouco mais complicado.
E o que fazer nesse cenário? Muitas vezes é necessário investir tempo da equipe de Comunicação – e principalmente do gestor – em mostrar e explicar a importância da área e claro, definir o que pode ou não ser feito. Além disso, criar processos e explicar a toda a empresa também auxilia o departamento de Comunicação.
Se isso não funcionar, o terceiro caminho é mostrar resultados concretos. O processo nunca é fácil, mas números demonstram mais que palavras muitas vezes. Então, ter uma estratégia de comunicação sólida e executável pode ser a chave para que a área traga bons resultados que podem impactar os negócios. E daí os números falarão por conta própria.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática