27 de abril de 2023

Page Spring Seminar 2023: 10 coisas que você precisa saber sobre influência

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O Spring Seminar da Page Society foi realizado este mês em Brooklyn, Nova York. É um dos eventos mais importantes do ano em todo o mundo para a comunidade de Comunicação Corporativa, e este ano foi repleto de novas ideias e palestrantes com perspectivas únicas sobre as últimas tendências e desafios em comunicação.

Esta foi a primeira vez que a Covid-19 não foi a preocupação dos últimos anos. De fato, o Spring Seminar de 2023 teve uma das maiores participações presenciais da história do evento.

O título do seminário foi “Influência no Trabalho: Novas Regras para Alcançar e Persuadir Aqueles que Mais Importam”. Com as redes sociais, IA (inteligência artificial) e analytics envolvendo tudo o que fazemos, nosso senso de influência, persuasão e poder foram completamente transformados. Como profissionais de comunicação, devemos nos adaptar às novas normas e descobrir como aproveitar essas novas ferramentas. A Page compartilhou em seu blog alguns termos e expressões discutidos durante o seminário, o que eles significam e o contexto em que foram usados, vale a pena dar uma olhada.

(Mike Doyle, Rich Ferraro, Aba Blankson, Michael Steel)
  1. Ethan McCarty, chair do Spring Seminar, sobre influência

Ethan McCarty, CEO da Integral e chair do Spring Seminar, começou apontando que “só porque estamos no negócio de influência não significa que somos imunes a ela”. Para ser influente, devemos estar abertos à influência dos outros.

McCarty compartilhou uma pesquisa com 1.200 funcionários que sua empresa Integral realizou com o The Harris Poll. A pesquisa perguntou “quem tem influência?” e “quem deveria ter influência?”. Os resultados mostraram que o grupo mais citado como influente foi o dos funcionários com 47%, e 62% disseram que os funcionários deveriam ser mais influentes. McCarty observa que “a conclusão mais importante é que os funcionários são as principais vozes na rede das empresas, e eles desejam sê-la”. (Leia outras cinco reflexões de Ethan McCarthy para o blog da Page Society aqui).

(Fonte: Ethan McCarty / blog da Page Society)
  1. O valor da Influência: uma conversa com Ezra Klein

Em conversa com Ethan McCarty, o colunista do New York Times e podcaster Ezra Klein falou sobre o valor da Influência. Eles discutiram a diferença entre influência e persuasão. A persuasão é uma tentativa de convencer alguém do seu ponto de vista, enquanto a influência é mais sobre chegar a um entendimento, construída sobre relacionamentos ao longo do tempo.

Ele também falou sobre os limites do ChatGPT e outros Large Language Models (LLM) no momento atual e questiona a precisão e o valor do conteúdo que eles fornecem. Tecnologias como ChatGPT podem não ser confiáveis ​​e Klein refere-se à teoria de Harry Frankfurt em seu livro On Bullshit. A premissa de Frankfurt é que bullshit é um discurso destinado a persuadir sem consideração pela verdade. O mentiroso se preocupa com a verdade e tenta escondê-la; o bullshitter não se importa se o que eles dizem é verdadeiro ou falso. Klein diz que o ChatGPT está fornecendo uma resposta com base em uma análise estatística de informações anteriores e de respostas da internet, sejam elas verdadeiras ou não.

O impacto social da IA ​​na vida das pessoas também foi discutido. Klein mencionou o filme “Her”, no qual um homem se relaciona com uma namorada virtual criada com IA. Ele sente que esses relacionamentos gerados por IA já estão conosco e, por enquanto, terão mais impacto em nossas vidas do que o impacto econômico do LLMs.

  1. Apreensão com ChatGPT e IA

Em outra sessão centrada nas novas tecnologias, a conversa sobre ChatGPT e IA criou uma angústia palpável na audiência.

Embora essas tecnologias sejam comumente referidas em termos econômicos – como elas afetarão a produtividade e mudarão a forma como fazemos negócios –, a questão para muitos na plateia era: será que ela vai destruir empregos? Isso estimulou as conversas durante os dois dias, pois as pessoas temiam perder seus empregos.

O painel também abordou o problema de pessoas com más intenções que espalham mentiras e desinformação com a ajuda da IA. O que foi sugerido é que a resposta para esse problema crescente é colocar “grades de proteção” (guardrails), como o Morgan Stanley está fazendo agora.

  1. Navegando pela Influência no C-Suite

Para contribuir com o processo decisório de uma organização, o comunicador deve construir relacionamentos e conquistar o respeito e a confiança dos outros, principalmente dos líderes.

Os CCOs (Chief Communicator Officers) estão cada vez mais envolvidos no processo de tomada de decisão no nível executivo. Isso requer traduzir dados em narrativas tangíveis e coerentes que seus colegas do C-Suite possam entender, e também requer aprender os mecanismos que podem produzir resultados reais.

“No nível executivo, você precisa primeiro ser um líder – e depois um especialista.”, por medo de parecer estar ultrapassando sua posição dentro do C-Suite. Dizer ao seu chefe o que fazer pode parecer perigoso, mas, na verdade, os líderes dependem na opinião dos outros. A opinião bem informada do CCO pode ser crucial na tomada de decisões nos níveis mais altos.

  1. Influência em transformação

A imagem e a reputação da marca não são mais domínio exclusivo de profissionais de marketing e relações públicas. Com a mídia social dominando nossa visão sobre o mundo, é essencial envolver vozes externas ao determinar como uma marca é percebida.

Mark Schaefer, da Schaefer Marketing Solutions e autor do livro Marketing Rebellion: the most human company wins, explica que estamos todos juntos nisso, “ao transformá-los [os clientes] de público (efêmero) em membros da comunidade (evangelistas), nós nos conectamos com nossos stakeholders de forma mais profunda”. O público deve ser incluído no processo e, para isso, deve receber narrativas com as quais possa se conectar e colaborar. É importante fazê-los sentir que fazem parte da história, de uma comunidade e de propósitos maiores.

  1. Desinformação: a influência destrutiva

A desinformação está conosco há muito tempo. Na era das mídias sociais, seu poder de influência pode ter um impacto significativo em uma organização. Quer se trate de stakeholders espalhando desinformação, ou teóricos da conspiração contando mentiras, o importante é entender quem são e quais são seus motivos.

Para combatê-los, é necessário reformular a questão, não refutando a informação inicial, mas oferecendo a informação correta. Há também preocupações com aplicativos como WhatsApp e Discord, pois são criptografados e têm pouquíssima moderação de conteúdo.

  1. Influência e o poder da compreensão e da empatia

Em um dos destaques da conferência, o painel falou sobre como entender seu público é a chave para alcançá-lo.

  • Emily Goodson, escritora, palestrante e consultora de startups, começou falando sobre a necessidade de entender a si mesmo antes de entender e influenciar os outros. Ela teve que aceitar sua própria deficiência antes de poder ajudar a orientar outras pessoas.
  • Howard Pyle, da Experience Futures, que é disléxico, revelou que quando você entende quem é seu público, percebe que não existe um “usuário comum da internet”.
  • Jennah Blau, Publisher Education Manager no TikTok, concluiu dizendo que é importante passar um tempo nas plataformas que seu público usa para realmente entender o que os move e os influencia.
(Ethan McCarty, Emily Goodson, Howard Pyle, Jennah Blau)
  1. Uma conversa com Chris Foster, CEO da Omicron

Chris Foster, CEO da Omicron, falou sobre os desafios no retorno dos funcionários ao escritório. Ele apontou para o erro que muitos profissionais de PR costumam cometer – não entender os problemas específicos dos públicos. Ele enfatizou que, para o comunicador agregar valor e ter influência, não basta oferecer ideias, ele deve ser capaz de resolver problemas. Ele também mencionou a importância de melhorar sua própria capacidade de entender e usar dados.

  1. Refletindo sobre o Seminário

O público foi convidado a refletir sobre os dois dias e identificar os assuntos que mais chamaram a atenção. A questão do ChatGPT certamente estava em primeiro lugar na mente das pessoas.

A polarização da sociedade, que parece estar se espalhando por toda parte, inclusive no local de trabalho, teve especial interesse e preocupação nos dois dias do evento. O uso de IA para espalhar de forma metódica a desinformação tem sido uma ferramenta usada para dividir ainda mais comunidades e países.

Outro tema que chamou a atenção das pessoas foi a ideia do “narcisismo nacional”, termo usado para descrever um país, no caso os Estados Unidos, que está cada vez mais olhando para dentro e desconsiderando o resto do mundo. Por esse motivo, parece que o soft power da mídia e da indústria do entretenimento dos EUA pode estar diminuindo e sua influência em todo o mundo está em declínio.

  1. A Desconferência e a Tela Digital

Os organizadores do evento criaram formas inovadoras de envolver o público e incentivá-lo a contribuir. Durante o seminário, o público foi convidado a comentar e dar suas opiniões sobre a conferência e qualquer coisa que eles quisessem acrescentar a ela. Não eram apenas ouvintes passivos, mas participantes ativos. Isso passou a sensação ao público de que faziam parte da comunidade.

Outra ideia inovadora para o seminário foi uma tela digital (digital canvas), na qual a audiência podia colaborar. Em um quadro digital, os posts entravam em uma linha do tempo visual de diferentes momentos e as principais conclusões do evento.

Organização promove interação entre os participantes
Spring Seminar 2023
Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Hamilton dos Santos

Jornalista, mestre e doutor em Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Também é formado em Administração de Empresas pela Stanford Global Business School. Tem experiência em diversas redações dos principais veículos de comunicação do Brasil e como diretor de Recursos Humanos da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente é diretor executivo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, representa a instituição na Global Alliance For Public Relations and Communication Management e é membro da Page Society, do Conselho da Poiésis e um dos líderes do movimento “Tem Mais Gente Lendo”.

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