Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
12 de abril de 2022

O papel do comunicador na transformação das empresas

Nelson Silveira
  • POR
  • ENG
 
  • COMPARTILHAR:

Na semana passada, eu tive a oportunidade de participar de um dos eventos mais relevantes do ano para um comunicador, o “Page Society Spring Seminar”, organizado pela associação homônima baseada nos Estados Unidos e que reúne líderes de comunicação (CCOs) das maiores empresas, agências e organizações do planeta. Viajei a convite da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que nos últimos 20 anos tem trabalhado de forma orgânica a imagem dos comunicadores que atuam no Brasil, ressaltando a excelência profissional desse grupo.

O tema do evento da Page Society não poderia ser mais oportuno: “Relevância radical, o papel do CCO na transformação das organizações contemporâneas”.

A pandemia acelerou ainda mais a transformação digital e provocou uma reflexão intensa sobre valores. Narrativas relacionadas a sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão ganharam tração e se tornaram hegemônicas na velocidade dos bits e bytes. Se antes, o processo era lento e dependia do engajamento paulatino de toda a sociedade, hoje, temas emergentes que entrem em sintonia com prioridades de grupos de interesse passam a ser dominantes muito rapidamente. Isso nos fez entender, por exemplo, que uma cultura inclusiva, acolhedora das diferenças muda o jogo. Esse tema ganhou impulso graças à representatividade nas redes sociais, acessíveis a todos.

Comunicar de forma eficiente, conectando e engajando os consumidores com marcas e produtos são os grandes desafios das empresas. Neste contexto, a palavra radical no tema do seminário, refere-se à singular relevância que a verdadeira liderança de comunicação tem para a organização ao identificar problemas e oportunidades, entender como endereçá-las e agir com senso de urgência em um momento de transformação disruptiva dos modelos de negócio, da identidade corporativa e da própria estrutura organizacional.

Durante dois intensos dias de agenda, tivemos a oportunidade de refletir sobre a nova era que estamos vivendo para os negócios, com mudanças que oferecem uma singular oportunidade para revitalizar nosso papel como comunicador e repensar nossas organizações.  Entre os temas mais relevantes, destaco:

  1. A nova dinâmica de conexões entre uma companhia, suas pessoas e a cultura organizacional.
  2. Como nos movimentar para criar valor para os stakeholders e a sociedade.
  3. Qual o futuro digital da empresa contemporânea

Em uma das marcantes discussões, o genial Dr. Marshall Goldsmith, especialista em gestão, coach de liderança e autor de vários bestsellers, deixou claro que o papel do líder não é ser obcecado em vencer e sim em fazer a diferença. Em um contexto em que o propósito se torna motor do mundo corporativo, o papel da liderança na transformação tem de ser o de agir por princípios. É preciso praticar o chamado “Walk the talk”, com as ações refletindo os valores e a cultura da organização.

Fundamental também avançar na experiência do consumidor, criando um “storytelling” que o engaje em uma experiência singular com a marca. Para isso é essencial movimentar-se da cultura do “compliance” para uma cultura de liderança com propósito. Entendendo que o tema do ESG, a princípio, não é só sobre carbono ou emissões, e sim, também sobre pessoas. Ao mesmo tempo em que as organizações têm de estabelecer metas claras para tornar os negócios neutros ou positivos em emissões de carbono, precisam também, fundamentalmente, estabelecer uma cultura diversa, igualitária e inclusiva. Afinal, acolher as diferenças muda o jogo.

Os comunicadores estão no centro desta transformação radical vivida pelas organizações. Nosso papel nunca foi tão relevante como neste momento. Temos de, ao mesmo tempo, estar atentos ao negócio e as suas interações com a sociedade. Nossos grupos de stakeholders atuam como engrenagens em um sistema mais amplo, que pode beneficiar ou causar danos à sociedade. Nosso papel é o de estudar a fundo as interações entre cada uma dessas engrenagens de uma forma crítica. Assim, teremos condição de promover a mudança em nossa organização. Transparência na Comunicação e um propósito claro, bem definido, são passos importantes neste processo de transformação.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Nelson Silveira

É CEO da HUB PR, Empresa Associada da Aberje

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia
  • O canto da sereia e os desafios de medir resultados em comunicação
  • Transformação digital e IA no centro do debate do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional
  • Warm Up Aberje Trends discute comunicação estratégica em tempos de tensão global
  • Lab de Comunicação para o Agronegócio, com patrocínio da Yara e da BHP, discute os desafios da comunicação do setor

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30
  • Elisa PradoReputação – valor essencial no ambiente esportivo

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade