Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de abril de 2025

O ecossistema informacional na Era Digital

Giovanni Nobile Dias
 
  • COMPARTILHAR:

Os avanços tecnológicos revolucionaram a comunicação, conectando indivíduos e comunidades em uma escala sem precedentes. Isso trouxe oportunidades para a disseminação de conhecimento, enriquecimento cultural e desenvolvimento sustentável. No entanto, esses avanços também facilitaram a propagação de desinformação e discurso de ódio, ameaçando a integridade do ecossistema informacional. O documento “United Nations Global Principles For Information Integrity” não é totalmente novo, mas trago aqui neste espaço por abordar, de forma muito atual, sobre princípios globais da ONU para a integridade da informação, destacando a importância de um ecossistema informacional íntegro na era digital.

Ele elabora que a integridade da informação é crucial para preservar e avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A erosão da integridade informacional pode agravar vulnerabilidades existentes, especialmente em países do Sul Global, de acordo com o relatório.

Os desafios para esta integridade da informação são diversos e podem até mesmo soar utópicos quando observados aglutinados, de uma vez só. Por isso, neste artigo, proponho um destaque especial à chamada para ação que o relatório da ONU faz especialmente para anunciantes neste contexto. Vale destacar que o relatório completo, disponível aqui, lista essa chamada para ação direcionada a diferentes atores, incluindo empresas de tecnologia, atores de inteligência artificial, anunciantes, outros setores privados, mídia, pesquisadores, sociedade civil, estados e a própria ONU. Enfim, vamos ao que diz respeito aos anunciantes.

De acordo com o relatório, ponto base é evitar financiar plataformas que propagam desinformação. Além disso, outro passo é apoiar iniciativas que promovam a integridade das informações, o jornalismo profissional, inclusive – nota minha – em âmbito regional. O relatório cita, ainda, a importância sobre a colaboração com plataformas para garantir que os anúncios não contribuam para a desinformação.

Além desses pontos de destaque a anunciantes, a ONU ainda destaca a relevância sobre a adoção de práticas empresariais que promovam a integridade da informação, a participação de iniciativas multissetoriais para combater a desinformação (a Aliança promovida pela Aberje é um exemplo disso, como nota minha aqui também); e a promoção da educação e a conscientização sobre a integridade informacional entre os funcionários e clientes.

É claro que manter altos padrões de jornalismo e ética, investir em investir em verificação de fatos e em treinamento para jornalistas e colaborar com outras organizações de mídia para combater a desinformação também são ações importantes e necessárias. E, claro, existe o papel do Estado (em todo o mundo) com a criação e implementação de políticas públicas que promovam a integridade da informação, o apoio à educação e a alfabetização midiática, dentre tantas ações.

Só pra não deixar de citar, a ONU também se coloca como atriz ativa nesse processo, com a coordenação de esforços globais para promover a integridade da informação e a tentativa (inclusive com este relatório), de fornecer orientação e apoio técnico aos estados membros.

Enfim, este artigo não pretende esgotar o tema (inclusive por parecer inesgotável nos tempos atuais), mas jogar luz sobre um relatório que traz uma série de sugestões de iniciativas para o desenvolvimento de políticas e normas que promovam a integridade da informação em todos os setores, com ações que envolvam educação e conscientização atreladas ao fomentar da colaboração entre governos, empresas, sociedade civil e organizações internacionais; e o incentivo a pesquisas, monitoramentos e avaliações como passos são essenciais para criar um ecossistema informacional íntegro e resiliente, capaz de enfrentar os desafios da desinformação na era digital.

Além do link citado no meio deste artigo com o relatório na íntegra, listo aqui, ainda, mais links que a própria ONU disponibiliza e que pode ser de interesse dos profissionais que compõem esta rede Aberje.

  1. United Nations Secretary-General’s “Our Common Agenda policy brief 8: information integrity on digital platforms” (2023)
  2. UNESCO Guidelines for the Governance of Digital Platforms (2023)
  3. Report of the Secretary-General, “Countering disinformation for the promotion and protection of human rights and
    fundamental freedoms” (2022)
  4. UNESCO Recommendation on the Ethics of Artificial Intelligence (2021)
  5. United Nations Strategy and Plan of Action on Hate Speech (2019)
  6. Rabat Plan of Action on the prohibition of advocacy of national, racial or religious hatred that constitutes incitement to discrimination, hostility or violence (2012)
  7. Guiding Principles on Business and Human Rights (2011)
Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Giovanni Nobile Dias

Jornalista especializado em comunicação em crises em organizações públicas e privadas e em comunicação popular e comunitária. Atua como gerente de gestão de risco de reputação no Banco do Brasil, onde também já gerenciou a assessoria de imprensa. Foi repórter na revista Piauí e em outros jornais. Palestrou sobre produção de conteúdos e sobre gestão de crises em eventos da Aberje, Campus Party, Embrapa, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Fundação BB. É Top voice Linkedin em comunicações empresariais (2024) e já recebeu prêmios Aberje, além de prêmios de comunicação de outras entidades nos últimos 15 anos. É diretor do Capítulo Aberje Brasília.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade