06 de setembro de 2024

O centenário de uma marca

O que faz com que uma marca permaneça no mercado por 100 anos ininterruptos? Não há uma resposta simples para esta pergunta.

Imagine quantas transformações ocorreram no último século com impacto direto no Brasil: mudanças em regimes políticos, duas guerras mundiais, crescimento populacional desenfreado nas grandes cidades, uma nova Constituição, a criação do SUS, crises econômicas domésticas e internacionais, uma revolução nas comunicações e no acesso à informação com a expansão da telefonia móvel, o nascimento da internet e até uma pandemia.

Uma marca tão longeva teve de navegar por momentos de mercado dinâmicos e desafiadores, testemunhou o surgimento e a derrocada de inúmeras tecnologias, além de mudanças nos hábitos e demandas de várias gerações de consumidores. Para isso, foi preciso inventividade e resiliência, além de colaboração, confiança e um compromisso orientado em oferecer valor.

Estou falando da Unisys. Oriunda da fusão entre as companhias Burroughs e Sperry, em 1986, a empresa foi pioneira no Brasil em inúmeros avanços que ajudaram a forjar a indústria de tecnologia tal como a conhecemos hoje, e que mudaram para melhor a vida das pessoas.

Em 12 de junho de 1924, a Unisys fincou raízes em território nacional com a instalação da Companhia Burroughs do Brasil, comercializando as primeiras máquinas somadoras no país. Na década de 1950, lançou a primeira máquina de somar totalmente fabricada no país. Dez anos depois, em 1960, ajudou a incluir o Brasil nos caminhos da nova revolução digital com a instalação do primeiro computador de grande porte em uma universidade da América Latina, o mesmo utilizado pelo IBGE para processar os dados do censo demográfico daquele ano.

Em 1969, enquanto nos Estados Unidos o computador UNIVAC (Universal Automatic Computer) da Unisys fazia a transmissão de dados críticos para a espaçonave Apollo 11, na missão que levaria o ser humano à Lua, em terras brasileiras a Unisys realizava a primeira experiência de teleprocessamento de dados, conectando computadores de grande porte entre os Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A década de 1990 também foi marcada pela inovação e o pioneirismo da marca em outras frentes, como no desenvolvimento de soluções de automação comercial para os setores varejista e bancário, e na implementação das urnas eletrônicas nas primeiras eleições informatizadas no Brasil, cobrindo mais de um terço dos eleitores, modelo inovador que se provou eficiente e seguro, sendo exportado para diversas outras nações.

Em tempos mais recentes, a Unisys participou de projetos de infraestrutura de grande relevância para o país, como a implementação da infraestrutura tecnológica dos Centros Integrados de Comando e Controle nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Cem anos depois e orientada às novas demandas dos negócios digitais, a Unisys atua com soluções de nuvem, dados e inteligência artificial, atendimento aos profissionais no ambiente de trabalho digital, soluções de logística e computação empresarial de alta performance, e tem como missão ajudar seus clientes a desafiar o status quo e a liberar todo o seu potencial.

A meu ver, está justamente na missão e nos comportamentos que definem a cultura da empresa a resposta para a perenidade da marca no mercado brasileiro e global, no qual está presente há mais de 150 anos.

E as pessoas são a peça-chave dessa resposta. Foram elas que, ao longo dos últimos 100 anos, atuaram com agilidade e paixão para atender clientes com excelência, cuidaram bem dos colaboradores que por aqui passaram, relacionaram-se com ética e respeito com os demais públicos de interesse e assumiram a responsabilidade sobre as ações perante esses públicos.

Pessoas curiosas que exploraram tecnologias de última geração como um habilitador para o progresso e que seguem experimentando avanços que definirão o mundo que queremos deixar para as próximas gerações. Disse que não era uma resposta simples, exatamente por isso foi o tema deste artigo. Para mim, é uma honra fazer parte desta longeva história de inovação e conquistas. Parabéns e vida longa à Unisys!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcos Santos

Marcos Santos é Diretor de Marketing e Demand-Generation da Unisys para América Latina, responsável pelo planejamento e execução das iniciativas de brand awareness e geração de demanda na região. Antes de ingressar na Unisys em 2012, Marcos desempenhou funções seniores em agências de Relações Públicas, como Sing Comunicação, Fundamento Grupo de Comunicação e Andreoli MSL. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Marcos possui MBA em Gestão da Comunicação Corporativa pela Aberje, curso de extensão (pós-graduação) em Análise de ROI em Programas de Marketing e Comunicação pela USP e completou o Programa MicroMaster em Digital Leadership pela Universidade de Boston.

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