03 de junho de 2020

O (árduo) caminho para ser mais estratégico

Goal Solution Concept

Para alcançar esse objetivo, a comunicação deve abraçar as demandas diárias e usar o conhecimento adquirido com o acesso às várias áreas e pessoas da empresa

(Créditos: iStock)

“It’s a long way to the top if you wanna rock ‘n’ roll” (AC/DC)

Desde sempre, ouço o mantra da “comunicação organizacional estratégica”. Ao mesmo tempo, convivo com o dilema de vários profissionais que precisam equilibrar os pratos das muitas demandas do dia a dia com uma atuação de mais impacto na empresa, com a necessidade de se provar como estratégico.

Quem já conquistou esse espaço em uma companhia, sabe que não é uma missão fácil. Assim como ensina a música do AC/DC, há um longo percurso até o topo se você quer o sucesso – ou, nesse caso, ser estratégico. Trata-se de uma escalada árdua até a área de comunicação ser ouvida pelo board.

Para chegar ao topo, é preciso partir de um ponto, de uma base. E, na área de comunicação, a base é o que mais fazemos no nosso dia a dia: conteúdos, peças, eventos, apresentações, relatórios e contato (muito contato!). É esse “arroz-com-feijão” que podemos usar a nosso favor.

Junte-se a isso outro importante ingrediente: o fato de os profissionais de comunicação terem acesso a diversas pessoas e áreas, abrindo uma porta enorme para mergulhar na realidade da empresa, conhecer com profundidade as dores e, assim, ajudar a organização a alcançar seus objetivos. E, então, ser estratégico.

É por meio desse trânsito livre, dessa troca constante de experiências e informações que abriremos caminho para aprimorar as nossas entregas e apresentar projetos mais sofisticados, que tragam resultados mais reconhecidos.

Estamos vivenciando uma oportunidade neste exato momento. Em tempos de covid-19, muitas empresas se voltaram para a área de comunicação e começaram a enxergá-la como “salvadora” (tema do meu artigo anterior “Área de comunicação é mais demandada na crise”). Precisamos, portanto, aproveitar essa oportunidade para ganhar mais terreno, com as armas do que produzimos diariamente, nos tornando – passo a passo – mais estratégicos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ciça Vallerio

Cofundadora e diretora de atendimento da Stella Comunicação, onde atua muito perto do desenvolvimento de soluções para os clientes da agência. Foi repórter do Estadão por mais de 15 anos, com direito ao Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria especial Infância e Adolescência, junto da equipe do caderno ZAP, em 1996. Criou e editou a página voltada para adolescentes do portal Cidade Internet. Colaborou também, para revistas das editoras Globo e Abril. É formada em Jornalismo (PUC-SP), pós-graduada em Globalização e Cultura (FESP-SP) e em Marketing (FGV). Possui também extensão em Comunicação Corporativa (FGV).

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