Hoje, sim!
Publicado originalmente no LinkedIn, em 03 de abril de 2023
O narrador Cléber Machado saiu da Globo recentemente, assunto já bem explorado pela imprensa. Foi uma decisão unilateral da emissora carioca, a qual tem todo o direito, diga-se de passagem, de fazer o que quiser em sua estrutura organizacional. Por isso, não vem ao caso emitir qualquer opinião a respeito dessa decisão. O que vale a pena reforçar aqui é a qualidade do profissional e a diferença que ele fez para a Record, que sabiamente o contratou para narrar os dois jogos da final do Campeonato Paulista, uma vez que a emissora detinha os direitos de transmissão.
Cléber Machado é um ótimo exemplo de como profissionais experientes são importantes no mercado e podem fazer a diferença. Com 61 anos de idade, construiu uma trajetória de valor incalculável e desenvolveu o conhecimento e todos os atalhos para o seu trabalho, algo que jamais pode ser adquirido da noite para o dia. Narrou ao vivo dezoito finais de campeonato, participou de nove Copas do Mundo e cobriu incontáveis partidas e disputas de diferentes modalidades, nacionais e internacionais.
Pessoas como ele, e tantos outros craques em suas respectivas profissões, geram um valor único para o ambiente de trabalho e são capazes de produzir insights que não têm preço. Está mais do que provado que um time só de sêniores não ganha jogo, assim como uma equipe repleta de jovens, também não. O segredo de sucesso de qualquer clube ou empresa está na combinação de maturidade e juventude, porque assim a alta velocidade pode ser mantida, mas por meio de caminhos mais inteligentes.
Este e tantos outros exemplos mostram que experiência, habilidade e talento não envelhecem. O que envelhece é o preconceito e o bias. Os profissionais chamados 50+ já passaram por muitas batalhas, aprenderam as regras e construíram legados. Em sua maioria são leais, comprometidos e confiáveis, além de possuírem um forte senso de responsabilidade e um desejo de fazer a diferença, porque provocados por um mercado hostil, precisam seguir se provando o tempo todo com mais energia.
Voltando ao nosso personagem, ele mostrou na tarde deste domingo o quanto seus anos de estrada e seu conhecimento do esporte puderam marcar um antes e um depois nas transmissões esportivas da Record, principalmente pelo entusiasmo com o qual narrou a partida. A emissora acertou na mosca ao contratá-lo, porque sabia tratar-se de um excelente comunicador que consegue por meio de sua paixão elevar um jogo de futebol a outro nível de engajamento. Verdade seja dita: nem todos os profissionais têm a oportunidade de ter um canal de TV para mostrar o seu talento, mas acredite, há muitos como Cléber à beira do gramado prontos para entrar em campo.
Cléber Machado ganhou mais de 20 prêmios relevantes em sua carreira, mas o golaço de ontem talvez valha mais do que isso. Sua transmissão marcou 16,5 pontos no Ibope, o que representou 28,5% de share na Grande São Paulo. Enquanto isso, a Globo marcou 10,8 pontos, com The Masked Singer e Luciano Huck. Foi a primeira vez na história da televisão que um profissional deixou a líder e ganhou dela em audiência na primeira oportunidade.
Neste domingo, Cléber Machado disse mais feliz do que nunca o seu “hoje, sim!”.
* Em tempo. Na manhã desta segunda-feira, 3 de abril, a Amazon anunciou a contratação de Cléber Machado para transmitir a temporada 2023 da Copa do Brasil, no Prime Video.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática