03 de abril de 2023

Hoje, sim!

Publicado originalmente no LinkedIn, em 03 de abril de 2023

O narrador Cléber Machado saiu da Globo recentemente, assunto já bem explorado pela imprensa. Foi uma decisão unilateral da emissora carioca, a qual tem todo o direito, diga-se de passagem, de fazer o que quiser em sua estrutura organizacional. Por isso, não vem ao caso emitir qualquer opinião a respeito dessa decisão. O que vale a pena reforçar aqui é a qualidade do profissional e a diferença que ele fez para a Record, que sabiamente o contratou para narrar os dois jogos da final do Campeonato Paulista, uma vez que a emissora detinha os direitos de transmissão.

Cléber Machado é um ótimo exemplo de como profissionais experientes são importantes no mercado e podem fazer a diferença. Com 61 anos de idade, construiu uma trajetória de valor incalculável e desenvolveu o conhecimento e todos os atalhos para o seu trabalho, algo que jamais pode ser adquirido da noite para o dia. Narrou ao vivo dezoito finais de campeonato, participou de nove Copas do Mundo e cobriu incontáveis partidas e disputas de diferentes modalidades, nacionais e internacionais.

Pessoas como ele, e tantos outros craques em suas respectivas profissões, geram um valor único para o ambiente de trabalho e são capazes de produzir insights que não têm preço. Está mais do que provado que um time só de sêniores não ganha jogo, assim como uma equipe repleta de jovens, também não. O segredo de sucesso de qualquer clube ou empresa está na combinação de maturidade e juventude, porque assim a alta velocidade pode ser mantida, mas por meio de caminhos mais inteligentes.

Este e tantos outros exemplos mostram que experiência, habilidade e talento não envelhecem. O que envelhece é o preconceito e o bias. Os profissionais chamados 50+ já passaram por muitas batalhas, aprenderam as regras e construíram legados. Em sua maioria são leais, comprometidos e confiáveis, além de possuírem um forte senso de responsabilidade e um desejo de fazer a diferença, porque provocados por um mercado hostil, precisam seguir se provando o tempo todo com mais energia.

Voltando ao nosso personagem, ele mostrou na tarde deste domingo o quanto seus anos de estrada e seu conhecimento do esporte puderam marcar um antes e um depois nas transmissões esportivas da Record, principalmente pelo entusiasmo com o qual narrou a partida. A emissora acertou na mosca ao contratá-lo, porque sabia tratar-se de um excelente comunicador que consegue por meio de sua paixão elevar um jogo de futebol a outro nível de engajamento. Verdade seja dita: nem todos os profissionais têm a oportunidade de ter um canal de TV para mostrar o seu talento, mas acredite, há muitos como Cléber à beira do gramado prontos para entrar em campo.

Cléber Machado ganhou mais de 20 prêmios relevantes em sua carreira, mas o golaço de ontem talvez valha mais do que isso. Sua transmissão marcou 16,5 pontos no Ibope, o que representou 28,5% de share na Grande São Paulo. Enquanto isso, a Globo marcou 10,8 pontos, com The Masked Singer e Luciano Huck. Foi a primeira vez na história da televisão que um profissional deixou a líder e ganhou dela em audiência na primeira oportunidade.

Neste domingo, Cléber Machado disse mais feliz do que nunca o seu “hoje, sim!”.

* Em tempo. Na manhã desta segunda-feira, 3 de abril, a Amazon anunciou a contratação de Cléber Machado para transmitir a temporada 2023 da Copa do Brasil, no Prime Video.

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Luis Alcubierre

Luis Alcubierre é executivo de Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Governamentais há mais de 25 anos e hoje atua como conselheiro para a América Latina da Atrevia, agência espanhola de PR e Corporate Affairs, além de liderar o escritório Advisor Comm. É também palestrante, mediador e mentor. Formado em Comunicação Social pela FIAM, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela FIA-USP, com diversos cursos de gestão de liderança e negociação realizados em instituições como IESE, Berlin School of Creative Leadership, Columbia Business School, Universidad Adolfo Ibañez, Escuela Europea de Coaching, Fundação Dom Cabral, IBMEC e FGV. Foi diretor de Comunicação e Assuntos Corporativos de empresas como Kellogg, Pernambucanas e Samsung, onde teve responsabilidades adicionais pela Comunicação na América Latina. No Grupo Telefônica, assumiu a Direção Global de Marca e Comunicação da Atento em Madrid, na Espanha, sendo responsável pela gestão da área em 17 países. Passou ainda por Dow Química, TNT (adquirida posteriormente pela Fedex) e Rede (antiga Redecard), tendo iniciado sua carreira no rádio, nos sistemas Jornal do Brasil e Grupo Estado. Também foi membro do Conselho de associações ligadas às indústrias de alimentos, varejo, vestuário e mercado financeiro, onde teve importante papel negociador em distintas esferas de governo.

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