03 de julho de 2024

Há luz (e muitas oportunidades) no fim do workplace

Com o recente anúncio da descontinuidade do Workplace, muitas empresas se veem em um impasse: “Como realizar uma migração da melhor forma possível, diminuindo riscos e garantindo a aderência de todos os públicos internos da organização?”

Primeiramente quero dizer que, apesar dos desafios da descontinuidade da plataforma da Meta, este é um momento de oportunidade. As mudanças são portas para a evolução e inovação, um convite para repensarmos e reinventarmos nossas abordagens e experiências.

Ao longo dos meus quase 20 anos trabalhando com Comunicação Interna e Endomarketing, vivenciei mudanças significativas, que estão cada vez mais aceleradas, e essa é apenas a mais recente delas. Como líderes e comunicadores, nosso desafio é encontrar e implementar alternativas que não apenas substituam o Workplace, mas que também aprimorem a forma como engajamos e interagimos com nossos colaboradores.

Assim como em toda estratégia, é essencial, primeiramente, ter clareza dos objetivos a serem alcançados. Neste caso é importante escolher uma plataforma que ofereça recursos que contribuam para a obtenção desses objetivos e, claro, que atenda às necessidades específicas do dia a dia das equipes.

A transição também é um excelente momento para realizar um diagnóstico ou revisão do sistema de canais de comunicação interna. Ou seja, não basta apenas migrar o conteúdo de uma plataforma para outra; é essencial aproveitar essa oportunidade (já que ela apareceu!) para revisitar e adaptar a estratégia de comunicação às funcionalidades que melhor se apresentam para a realidade de cada empresa e alinhar os objetivos de comunicação com as particularidades do novo canal.

Sobre isso, aqui vai uma dica de ouro: esse processo pode favorecer a eficiência e evidenciar resultados de toda a gestão da comunicação!

Quando realizamos projetos de transição dessa natureza na P3K, fazemos uma análise detalhada, para identificar pontos de melhoria e oportunidades de inovação que talvez não fossem evidentes anteriormente. Inclusive, já apoiamos empresas na transição para novas plataformas, como a BRK, no lançamento do Yammer. Partindo do mote “Conektados em uma só rede”, alcançamos ótimos resultados, atuando no planejamento estratégico, bem como no desenvolvimento de uma campanha de lançamento para comunicar e orientar os funcionários (da liderança ao público de escritório e operação), na transformação digital, por meio de peças, guias e vídeos (da liderança, ao público de escritório e operação) na transformação digital.

E aqui entra outro ponto fundamental: a estratégia de engajamento em si para adesão à nova ferramenta.

Além da implementação técnica, acredito que o sucesso de uma plataforma digital depende da forma como ela é recebida pelos usuários. Por isso, é importante focar em fortalecer a adesão e satisfação dos colaboradores, com ações, mensagens e momentos exclusivos para integração com a ferramenta. Sem deixar de contar com  a elaboração de campanhas de lançamento, que não só informam, mas também envolvem e engajam.

Outro elemento chave é contar com pessoas influenciadoras, que possam dar vida ao novo canal por meio de conteúdos e interações. Assim, gerando um ambiente mais dinâmico e inclusivo, garantindo que o engajamento seja mais orgânico, simples e autêntico e o uso se torne habitual, permanecendo mesmo após o clima de “novidade” passar. Nosso programa de influenciadores internos, por exemplo, oferece uma estratégia em que explica como a empresa pode selecionar, capacitar, instrumentalizar, apoiar e reconhecer pessoas da própria organização para se tornarem promotores ativos na nova plataforma.

Diante de grandes mudanças, o mais importante é olhar para frente com uma mentalidade de crescimento e possibilidades. Na P3K, acreditamos que cada desafio é uma oportunidade para melhorar, inovar e fortalecer os laços que unem as pessoas.

Como a maior agência de Comunicação Interna do país, a P3K está mais do que pronta para guiar cada organização nessa nova fase e garantir que a interação entre pessoas, times e áreas continue sendo uma força vital para a harmonia, impulsionando os resultados e o sucesso da empresa. É assim que desafiamos os limites da comunicação.

Caso precise de uma parceria estratégica na sua Comunicação Interna, entre em contato com a P3K por aqui. Juntos, podemos transformar esse momento em um marco positivo.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Elizeo Karkoski

Sócio-Diretor na P3K Comunicação, agência especializada em Comunicação Interna Estratégica e Endomarketing. MBA em Gestão Empresarial, Pós graduado em Design e Formação em Psicanálise. Na Aberje, teve participações como Jurado do prêmio Aberje e Universitário e Membro do Comitê de Comunicação com Empregados.

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