Em busca da confiança perdida
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/148399/trust-4760282_640-470x300.jpg)
Diante do pano de fundo de profundas transformações pelo qual o mundo está passando (emergência climática, desorganização das cadeias produtivas globais, IA generativa e instabilidade geopolítica), os organizadores do Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, que ocorreu do dia 15 ao dia 19 de janeiro, em Davos, na Suíça, escolheram como tema Reconstruindo a confiança (Rebuilding Trust).
Lembrei dele ao ler a reportagem “AI-generated content is raising the value of trust” da edição de 18 de janeiro da revista The Economist.
O argumento é o seguinte: a crescente presença de conteúdo gerado por inteligência artificial estaria transformando a dinâmica da confiança, elevando a importância da origem do conteúdo sobre o próprio conteúdo. A facilidade com que material realista, mas falso, pode ser produzido desafia sociedades como as nossas, que atribuem a imagens, vídeo e áudio o estatuto de provas confiáveis. O avanço acelerado da inteligência artificial torna a averiguação desse material falso cada vez mais difícil e, até o momento, a corrida entre a geração e a detecção de conteúdo estaria a favor dos falsificadores, gerando preocupações sobre os possíveis impactos sociais, econômicos e políticos desse material.
Contudo, a revista defende que essas sociedades provavelmente se adaptarão, com as pessoas aprendendo a questionar a veracidade do conteúdo visual e auditivo, dentre outras coisas valorizando mais a identidade e a reputação da fonte. Identificação segura por meio de URLs, endereços de e-mail e plataformas de mídia social são alguns dos mecanismos apontados como possíveis soluções. No fim, apesar dos desafios atuais, a confiabilidade da fonte seria suficiente para restabelecer a confiança perdida.
O otimismo da revista não é compartilhado pelos organizadores do Encontro em Davos. Lá, o tom é pragmático e de urgência. A proposta não é esperar por mudanças nos hábitos cognitivos, mas atuar hoje visando construir “plataformas de diálogo novas e melhoradas, parcerias mais fortes, quadros políticos ágeis e uma implantação eficaz de tecnologias que possam conduzir a ganhos práticos e implementáveis para as sociedades, tanto em horizontes estratégicos como de curto prazo”.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
- Evento da Page Society debate panorama geopolítico da América Latina
- LiderCom realiza reunião de benchmark sobre construção de marca corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no piresCarina Almeida Paris 2024: um novo capítulo na comunicação dos Jogos OlímpicosLeandro Bianchi O papel dos podcasts na formação da imagem da marca no cenário digitalCarlos Parente Das redes sociais ao advocacy: a pseudo justiça a serviço da vingança