Diversidade & Inclusão: por que a área de Comunicação precisa estar envolvida

Diversidade é o tema da vez nas grandes empresas – que bom – e entender que Diversidade é diferente de Inclusão – uma não vive sem a outra – é o novo foco de 2020. Uma empresa diversa, mas que não dá voz (inclui) as pessoas não funciona. A inclusão é o que mantém a diversidade e traz a tão sonhada inovação e pensamentos diferentes. Mas existe um terceiro elemento que precisa estar alinhado sempre: Comunicação – sim, com C maiúsculo.
O departamento de Comunicação é peça-chave para, junto com RH e direção da empresa, fazer da Diversidade uma realidade nas empresas. Existem muitos estudos sobre como a comunicação será e é a habilidade mais importante da década. Além de fundamental para gestores e funcionários, o papel da Comunicação nas organizações tem que ser visto como parte do negócio e fazer parte da estratégia.
A Comunicação facilita a integração entre os profissionais, faz com que a informação sobre a empresa circule entre áreas, que a liderança desça a estratégia para todos os funcionários e também é uma aliada na mudança cultural.
Quando falamos de políticas de Diversidade e Inclusão (D&I) eficientes e verdadeiras, a Comunicação vem para exercer uma função importante de disseminar a mensagem e ajudar na implementação dessa nova cultura.
Na Intel, costumamos falar que D&I é nosso pilar mais importante e permeia tudo que fazemos. Primeiro, porque é o correto; e segundo, porque acreditamos que empresas que não implementarem nos próximos anos políticas internas não vão sobreviver. D&I gera novas ideias, atrai e retém talentos e aumenta a receita. Inúmeros benefícios e ainda fazendo o correto – sensacional, não? Segundo estudo da McKinsey, empresas diversas tendem a lucrar 25% mais.
Muitas empresas têm investido nos últimos anos em departamentos de D&I ou em pessoas dedicadas ao tema – a Intel é uma delas – e acredito que isso é fundamental para vermos mudanças. Mas de novo: esses departamentos precisam estar alinhados com a alta direção. Diversidade e Comunicação não podem ser áreas suportes e sim parte do negócio.
E onde entra a Comunicação? Na promoção dos valores de D&I, sejam nas ativações internas, externas, materiais visuais e disseminação de conteúdo sobre o tema. Na Intel, andamos de mãos dadas: RH, Direção e Comunicação, e posso dizer que o resultado é incrível! Atingimos nossa meta de 2020 em 2018 já estamos traçando novos objetivos no Brasil e no mundo.
Destaques
- Lab de Comunicação para o Agronegócio, com patrocínio da Yara e da BHP, discute os desafios da comunicação do setor
- Governança e gestão são chave para o futuro do esporte nacional, defende Paulo Sérgio Kakinoff
- Evento em Belém promove formação para comunicadores da Amazônia e discute comunicação e mudanças climáticas
- Estão abertas as inscrições para a 51ª edição do Prêmio Aberje
- Aberje lança “Análise Econômica” sobre paradoxo nas áreas de Comunicação Corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Oliver Duarte O papel de PR em tempos de tanta tecnologiaHamilton dos Santos A comunicação precisa ser parte do legado da COP30Elisa Prado Reputação – valor essencial no ambiente esportivoAdriana Noguti A importância da Comunicação Corporativa para o mercado financeiro e de capitaisThaís Naldoni A Inteligência Artificial como aliada na Comunicação Interna