Diversidade e Inclusão: Como a P3K está progredindo nessa jornada fundamental para experiência do colaborador
Desde que a P3K foi fundada, trazemos as “pessoas” para o centro da estratégia. Este também é um dos nossos pilares e a essência de alguns dos nossos valores, porque sempre tivemos o respeito ao próximo e aos seus direitos como princípio.
Tendo a atenção genuína, a valorização e o acolhimento a todas as pessoas como parte central da nossa cultura, seguimos vivenciando esse cuidado em nosso dia a dia, seja nas ações internas, nos ritos e, principalmente, na gestão humanizada dos nossos colaboradores. E essa consciência se reflete nas estratégias e projetos que desenvolvemos em nossos clientes.
Pensando em preparar a P3K para apoiar ainda mais as pessoas e suas diferenças para construir uma sociedade mais igualitária, fundamos, juntamente com outras agências, o Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP), que possui a missão de acelerar a inclusão de pessoas mais diversas na publicidade nacional.
Nossa participação ativa no ODP reflete o compromisso em ir além do discurso e adotar práticas efetivas de inclusão em nosso dia a dia.
Por isso, nós da P3K, nos colocamos de forma intencional a buscar aprendizado e aprimoramento no tema através da participação em eventos, palestras e discussões.
ESCUTA E APRENDIZADO ATIVOS: O CAMINHO PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Em 2023, participamos de Grupos de Trabalho do ODP, como o Compartilhamento de Boas Práticas, Hub de Diversidade, Afirmativo e Desenvolvimento de Carreiras Diversas, Letramento para Líderes, entre outros.
Além desses encontros do ODP, também participamos de eventos de outras instituições. A nossa Gerente de Pessoas, Carla Carneiro, representou a P3K no evento promovido pelo McDonald’s e o Instituto Talentos sobre o desenvolvimento de pessoas com deficiência, que nos trouxe muitas reflexões. Todas as atividades foram conduzidas por colaboradores PCDs, nos permitindo ouvir vivências, histórias e aprender com quem vive o dia a dia com uma deficiência.
Todo esse processo trouxe consciência a respeito de questões que, muitas vezes, não são nem sequer notadas por quem não vive aquela realidade.
Ter contato com essas perspectivas diferentes é importante não só para tornar a nossa agência e cultura mais inclusivas, como também os trabalhos que criamos para os nossos clientes. Desta forma, temos uma visão mais ampla para sugerir fotos, conteúdos, linguagens e ideias de ações que causem um impacto positivo nas campanhas, as tornando mais empáticas e representativas.
A DIVERSIDADE NAS AGÊNCIAS BRASILEIRAS
O Censo Demográfico das Agências Brasileiras, assinado pelo ODP e Gestão Kairós, destaca a necessidade de uma abordagem mais equitativa nos cargos de CEO, onde a presença feminina ainda é de apenas 15%. Outro dado desse Censo aponta que os cargos de CEO são ocupados em 92% por autodeclarados brancos.
Além disso, a inclusão de pessoas com deficiência é outra dimensão crítica que demanda nossa atenção. Apenas 0,7% das autodeclarações nesse sentido ocupam cargos de gerência nas agências.
Esses são apenas alguns fatos que mostram que ainda é preciso fazer muito para tornar o mercado da comunicação mais igualitário.
EVOLUÇÃO CONTÍNUA PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Na P3K temos o compromisso com nossos valores e propósito, que é base fundamental para a manutenção da nossa cultura organizacional.
Nossa certificação como Great Place to Work não é apenas um selo, mas uma expressão tangível de nosso compromisso genuíno em criar um ambiente de trabalho saudável; e isso só é possível através de uma cultura inclusiva e acolhedora para todos.
O mercado está passando por uma revolução cultural, onde a inclusão não é somente uma responsabilidade ética, mas também um impulsionador de inovação e desempenho excepcional.
A verdadeira transformação começa de dentro para fora, por isso continuaremos a aprender, ajustar nossas práticas e nos esforçar para construir uma agência e uma sociedade que não apenas abrace, mas celebre a diversidade em sua totalidade – no discurso e na prática.
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