A crise de valores e o fortalecimento da Reputação
Já virou clichê dizer que o mundo enfrenta uma crise de valores éticos e morais. Que o “ser” deu espaço ao “ter”. Que a humanidade não tem salvação. Apesar de clichê, é verdade que estamos vivendo em um mundo vazio de respeito ao próximo, de comprometimento e de solidariedade. E é verdade também que muitos de nós, incluindo a pessoa que vos escreve, cansamos deste mundo de aparências. Queremos vida real e mais contato com o outro.
As pessoas estão à procura da verdade. Querem marcas que tenham também as suas verdades, que saibam quais são os seus propósitos. Os brasileiros, mais que outros povos, apostam em relacionamentos com marcas. E, como relacionamento saudável, entende-se algo que seja bom para todas as partes. Cansamos de sermos explorados.
A cobrança da sociedade por produtos e serviços mais justos e honestos começou. E está pesada nas redes sociais, transparecendo a inquietação que as pessoas estão sentindo. O movimento Rio $urreal – NÃO PAGUE, por exemplo, teve tanta acolhida que, rapidamente, passou a receber exemplos vindos de outras cidades e Estados, que mostram um Brasil $urreal.
É neste contexto que as empresas que propagam valores se destacam e fortalecem as suas reputações. Não é necessário um investimento altíssimo em Comunicação. Um comportamento respeitoso com o consumidor e com os outros stakeholders, coerente com valores éticos e morais, vale mais do que muitas campanhas caras e vazias. Quando a empresa sabe a que veio e respeita os seus stakeholders, as crises são mais facilmente contornáveis.
Como está a empresa onde você trabalha neste cenário? Ela tem verdades? Sabe a que veio? Quais são os valores que ela propaga? Ela respeita os stakeholders? Se alguma das respostas for negativa, não desanime. Sempre há espaço para melhorar.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país