Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de março de 2021

Confiança em crise

Marcos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

Em períodos de crise como o que vivemos atualmente, é natural que os olhos e ouvidos da sociedade estejam voltados às decisões de governos e suas lideranças, as quais têm impacto direto na vida dos cidadãos. O mesmo se aplica a líderes empresariais, sociais e de outros grupos que exercem influência direta na opinião pública e cujas ações e atitudes podem ajudar a amenizar os efeitos de uma crise, ou agravá-la ainda mais.

A mais recente edição do Edelman Trust Barometer 2021, estudo global que mede a confiança e a credibilidade nas empresas, governos e lideranças sociais, revelou que os líderes governamentais não apenas permanecem como os menos confiáveis, mas ainda caíram dois pontos em relação à edição anterior, de 43% para 41%. Decisões equivocadas de muitas nações no enfrentamento da pandemia desde seu início parecem ter contribuído para essa crise de confiança. Não é à toa que os cientistas aparecem no primeiro lugar do ranking entre os grupos mais confiáveis (73%), seguidos pelos CEOs das empresas em que atuam os respondentes, com 63%.

A pesquisa é bem ampla, mas gostaria de destacar alguns pontos que reforçam essa maior confiança no setor empresarial em tempos de crise sanitária global. Dados agregados de 27 países classificam o setor como o único visto, ao mesmo tempo, como competente e ético. Além disso, a maioria das pessoas confia mais nas notícias veiculadas pelas empresas (61%) do que em qualquer outra fonte de informação, inclusive a imprensa tradicional. Com o fenômeno das fake news, as mídias sociais estão entre as menos críveis, com um quarto dos participantes mostrando-se incrédulos quanto a informações recebidas apenas por esses canais.

Outro ponto observado é que por conta da desconfiança em seus governantes, 86% das pessoas ouvidas na pesquisa esperam que o CEO e a alta gestão das empresas sejam muito mais atuantes e liderem discussões sobre problemas que impactam a sociedade, e 68% esperam que de alguma forma eles preencham o vazio deixado pelos governos ao não conseguirem resolver questões que afligem a população, e a saúde está entre elas.

Diversos fatores vem contribuindo para minar a confiança dos cidadãos em seus governantes, seja por negligência do Estado ou por sua desconexão com a pauta das ruas. De outro lado está o mérito das lideranças empresariais na proposição de agendas progressistas e ancoradas nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance).

Liderar as transformações que estamos vivendo no modelo de trabalho, consumo, saúde e bem-estar social, com o apoio de tecnologias digitais, talvez seja a maior contribuição do segmento corporativo para os novos rumos da economia e da sociedade que desejamos para o futuro. E um motivo e tanto para o aumento da confiança, mesmo que em meio a uma crise de confiança.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcos Santos

Marcos Santos é Diretor de Marketing e Demand-Generation da Unisys para América Latina, responsável pelo planejamento e execução das iniciativas de brand awareness e geração de demanda na região. Antes de ingressar na Unisys em 2012, Marcos desempenhou funções seniores em agências de Relações Públicas, como Sing Comunicação, Fundamento Grupo de Comunicação e Andreoli MSL. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Marcos possui MBA em Gestão da Comunicação Corporativa pela Aberje, curso de extensão (pós-graduação) em Análise de ROI em Programas de Marketing e Comunicação pela USP e completou o Programa MicroMaster em Digital Leadership pela Universidade de Boston.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia
  • O canto da sereia e os desafios de medir resultados em comunicação
  • Transformação digital e IA no centro do debate do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional
  • Warm Up Aberje Trends discute comunicação estratégica em tempos de tensão global

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30
  • Elisa PradoReputação – valor essencial no ambiente esportivo

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade