Comunicação Organizacional Verde: como fazer
A maior preocupação das empresas (sérias) ao comunicar seus investimentos verdes é a de apresentar os dados de modo contextualizado, legítimo e robusto, para que não soe como greenwashing. O greenwashing acontece quando uma empresa explora ganchos “verdes” apenas para melhorar a sua imagem, mas não age de modo ambientalmente amigável. É o caso, por exemplo, das empresas que dizem possuir selos de certificação ambiental, mas não possuem. Ou das empresas que poluem monstruosamente os rios e depois fazem propaganda de que estão ajudando na reciclagem de papel.
Para ajudar as empresas em seus caminhos em busca da Sustentabilidade, aproveito o meu espaço para indicar um livro, cujo lançamento foi noticiado no site da Aberje. Trata-se de Comunicação Organizacional Verde: Economia, Marketing Ambiental e Diálogo Social para a Sustentabilidade Corporativa, dos autores: Emmanoel Boff (economista), Nemézio Amaral Filho (jornalista) e Eduardo Murad (publicitário).
O livro ajuda as empresas a transformar os desafios trazidos pelas mudanças climáticas e a escassez de determinados recursos naturais em oportunidades de negócio. Nele, os autores sistematizaram e propuseram procedimentos ao mercado a partir de pesquisas e metodologias acadêmicas para que as empresas comuniquem adequadamente suas práticas sustentáveis. Tá tudo explicadinho, de modo didático e sem firulas.
Atualmente, é impossível pensar no gerenciamento de reputação corporativa sem levar em consideração as práticas sustentáveis da instituição e as brechas deixadas. Os consumidores, cada vez mais exigentes, estão aprendendo a checar a veracidade das informações veiculadas, e estão aprendendo a distinguir o marketing vazio da comunicação contextualizada. Quem acha que ainda pode empurrar a sujeira para debaixo do tapete está muito enganado. Isto posto, desejo, então, um 2014 sustentável, de muitos aprendizados para todos e sem greenwashing.
PS: Quem quiser acompanhar, os autores mantêm um blog que discute temas relacionados à Sustentabilidade e que indica onde o livro pode ser encontrado.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país