Comunicação e sua responsabilidade
Publicado originalmente no LinkedIn de Marlene Marchiori, 20 de março de 2020
A comunicação organizacional, por ser estratégica, define conjuntamente os pilares que embasam o processo de gestão que o mundo vive em relação ao COVID-19: saúde e segurança das pessoas; olhar mais amplo, envolvendo a sociedade e o mundo; atendimento ao cliente, parceiros e fornecedores.
Estudos e análise de experiências em diversos países colaboram na apreciação dos caminhos para este enfrentamento mundial. Como profissionais de comunicação, temos nossas responsabilidades e devemos assumir essa batalha com assertividade, criatividade e zelo com o bem-estar. Fundamental agirmos, a partir daquilo que ouvimos e vemos.
Temos observado e vivenciado algumas práticas:
Sensibilizar, conscientizar e reeducar a equipe para uma nova maneira de se relacionar, com uma preparação para essa transição.
Atuar com Comitê de Crise para tomada de decisão mais rápida e com equilíbrio para uma execução integrada.
Desenvolver estratégias de engajamento em trabalho remoto, trabalhando a cultura, o propósito e os valores do negócio, além de estimular o fundamental papel das lideranças.
Criar políticas de home office, facilitando o “novo jeito” de trabalhar.
Focar na saúde e na segurança dos empregados, de seus familiares, envolvendo as comunidades locais e os públicos de relacionamento, achatando o risco, identificando formas de minimizar os impactos. Esquemas de contingência ativos e dinâmicos.
Tempo é crucial.
Clareza e consistência, obrigação das fontes.
Respeito, colaboração e empatia para escalonar com velocidade a informação correta.
Linguagem e respostas únicas para os públicos tornam o processo de comunicação mais assertivo. Adaptar linguagem, conforme público, é mandatório.
Devemos ter clareza e visão, facilitando as novas experiências.
Times colaborativos e comprometidos, fazem toda a diferença para mantermos o nível de confiança.
Ampliarmos o bem comum, com o exemplo de líderes conscientes e colaborativos.
Pensar no futuro e nos reorganizarmos para novos enfrentamentos. Consciência coletiva, novas habilidades humanas para interagir e agir de forma sustentável globalmente.
Precisamos enfrentar coletivamente essa epidemia para que não venha a custar muitas vidas humanas. É nossa responsabilidade individual e coletiva atuarmos e orientarmos nossos negócios, a vida em família e em sociedade.
Compartilho materiais que tem orientado essa jornada:
https://edition.cnn.com/videos/tv/2020/03/15/yuval-noah-harari-amanpour-cnn-coronavirus.cnn
https://www.gallup.com/workplace/292334/covid-strategies-policies-world-largest-companies.aspx
https://www.mckinsey.com/business-functions/risk/our-insights/covid-19-implications-for-business
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país