23 de maio de 2023

Comunicação 360 e as transformações no setor de energia

Não é de hoje que o brasileiro vem diversificando suas fontes de informação, o que exige das empresas uma abordagem 360 para suas estratégias de comunicação. Se essa é uma realidade para todo o universo corporativo, as transformações no setor de energia vão torná-la ainda mais central.

Pesquisa do Reuters Institute divulgada em 2022 mostrou que quase dois terços dos brasileiros (64%) buscam as redes sociais para se informar. A participação é superior à da TV (55%) e mais ainda em relação à dos veículos impressos (12%). Segundo o estudo, entre as mídias sociais as principais fonte de informação são Youtube, para 43% dos entrevistados, WhatsApp (41%) e Facebook (40%), seguidos por Instagram (35%) e Twitter (13%).

Diante deste cenário, as empresas encontram na comunicação 360 um caminho obrigatório para atender às novas demandas do mercado e da sociedade, com uma abordagem verdadeiramente integrada.

A estratégia é especialmente relevante na atuação das empresas de energia, uma vez que o setor elétrico, um dos setores mais tradicionais da economia, passa atualmente pela maior transformação de sua história, com desdobramentos que vão acentuar ainda mais as mudanças nos próximos anos. Como tornar tangível para os diversos públicos, dos colaboradores aos diversos stakeholders externos, temas técnicos e complexos como a transição energética e o enfrentamento da crise climática? Como gerar conexão com consumidores num setor fortemente regulado, mas que está vivendo uma abertura gradual para se tornar um ambiente de livre concorrência em poucos anos? Estes são alguns dos desafios de Comunicação que as empresas de energia enfrentam atualmente.

A abordagem 360 permite que sejamos mais eficientes com públicos que podem ser diversos, mas complementares. A questão do cliente no centro é parte do DNA da Enel e, claramente, norteia nossas decisões de Comunicação e como buscamos traduzir a estratégia de negócios da companhia e seus benefícios para a sociedade.

Engajar nossos públicos sobre a importância da transição energética e a aposta da Enel na eletrificação limpa do consumo de energia (ou seja, um consumo de energia elétrica com origem apenas em fontes renováveis), é o nosso mantra. No Brasil e no mundo, a Enel tem o forte compromisso de combater as mudanças climáticas e oferecer à sociedade soluções que ajudem os consumidores nesta jornada rumo a um cenário livre de emissões de carbono, essencial para a nossa sobrevivência. São objetivos ambiciosos, que uma estratégia eficiente de Comunicação pode tornar mais próximos de alcançar.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Janaina Vilella

Janaina Vilella está no Grupo Enel desde 2007, quando ingressou na companhia para atuar no atendimento à imprensa da Enel Distribuição Rio. Em 2008, passou a coordenar o relacionamento com a mídia de todas as empresas da holding no país. Em 2012, foi nomeada diretora de comunicação da Enel Brasil. Antes de se dedicar à comunicação corporativa, atuou como redatora e repórter em importantes veículos de imprensa do país, como Valor Econômico, Jornal do Brasil, Portal IG e Diário do Comércio e da Indústria (DCI). Janaina Vilella é formada em Jornalismo pela UniverCidade, no Rio de Janeiro, e tem MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ.

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