Como complementar sua estratégia com influenciadores digitais
Um ponto importante ao qual queria me dedicar no começo desse texto é a palavra “complementar”. Muitas empresas estão migrando para um modelo em que os influenciadores digitais estão sendo parte quase exclusiva de algumas estratégias de marca e posicionamento de produto. Isso não deveria ser assim, e lhes comento o porquê.
O diálogo com os influenciadores, da mesma forma que suas campanhas, devem ser feitos de forma em conjunto, estamos falando de uma cocriação de conteúdos. Ao mesmo tempo que devemos passar alguns mensagens-chave que fazem sentido com a estratégia desenvolvida, devemos buscar formas de balancear o que queremos e o que os influenciadores digitais têm a nos oferecer.
Ao contar somente com estratégias intermediadas por esta audiência, muitas vezes, o que acontece é a falta de coesão e coerência com outros conteúdos aos quais a audiência por meio de quem estamos falando, não vai identificar e, por conseguinte, não vai receber este conteúdo da mesma forma.
Ao trabalhar como complementos de outras estratégias 360°, é possível que os influenciadores tenham mais liberdade para realizar leves adaptações e avançar com conteúdos consensuais entre ambas as partes.
Dentre os influenciadores convidados, Amanda “AMD22K” Abreu reforçou exatamente isso: “precisamos criar conteúdos em conjuntos com a marca e não só executar o que as marcas nos estão pedindo”.
Influenciadores podem seguramente ser uma abertura de para novos públicos e para novas formas de comunicar, seguramente, mas não vão performar tão bem se não acompanhados de outras áreas e equipes trabalhando em conjunto caminhando na mesma direção.
Não adianta pedir métricas e posts e engajamento se é unicamente isso que você analisará, ainda mais levando em consideração que o valor agregado que pode prover a sua marca vai além de números.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país