24 de novembro de 2023

Boss Class: desafios na gestão empresarial diante de novas demandas

No final de outubro, a revista The Economist lançou um novo podcast, Boss Class. O tema são as transformações, dificuldades e dores na difícil tarefa de fazer pessoas com diferentes interesses se ajudarem mutuamente na consecução de objetivos comuns.

A edição impressa daquela semana trouxe duas reportagens com dados sobre o cenário atual, de enormes transformações devido às demandas e desafios crescentes sobre os gestores.

Primeira transformação: as qualidades esperadas mudaram, de um foco em habilidades intelectuais e técnicas para as habilidades sociais (soft skills), como comunicação clara, construção de confiança e colaboração. Um estudo da Harvard Business School coordenado por Raffaella Sadun, mostra que entre 2000 e 2017 menções sobre soft skills em vagas para cargos de C-Level cresceram 30%, ao passo que menções sobre habilidades financeiras e operacionais caíram 40%. A diversidade na força de trabalho tornou necessário que os gerentes desenvolvam melhores antenas sociais para entender e coordenar com uma gama mais ampla de funcionários. O trabalho remoto trouxe tanto benefícios quanto desafios, incluindo a necessidade de melhor coordenação e o custo cognitivo de interrupções constantes.

Segunda transformação: o uso crescente de IA e ferramentas de tecnologia está mudando as competências necessárias para a gestão. Os gerentes estão se adaptando para usar a IA em várias tarefas, desde o trabalho administrativo rotineiro até tarefas analíticas e criativas.

A consequência: o esgotamento entre gerentes está em ascensão. Síndromes de burnout e depressão são cada vez mais corriqueiras, como demonstra uma pesquisa da Adecco Group de 2021.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Leonardo Müller

Economista-chefe da Aberje. Leonardo André Paes Müller é economista formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em filosofia pela USP e pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, e atualmente é doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Autor do livro “Imaginação e moral em Adam Smith”, publicado pela Alameda Editorial em 2022. Como economista, atuou na área de Pesquisa Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro da FIPE. Na academia, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC (PPGEco UFABC), também foi professor visitante no bacharelado em Ciência Econômicas da UFABC e ministrou diversos cursos de extensão na FFLCH-USP.

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