17 de abril de 2020

Área de comunicação é mais demandada na crise

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Pandemia trouxe, junto com esses desafios, oportunidades para reforçar papel estratégico do departamento

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Em tempos de pandemia causada pelo coronavírus, a comunicação organizacional vive um importante momento: o de comprovar sua relevância nas empresas. E temos de agarrar essa oportunidade com unhas e dentes. Sabemos que são nas crises que a área passa a ser mais demandada, com a esperança que a empresa tem de sair do problema da melhor forma possível. Mas, dessa vez, o cenário nos trouxe enormes desafios.

Com o foco voltado para a comunicação interna, porém, várias empresas parecem ter desaparecido das suas redes sociais. É mais do que compreensível, afinal, foi preciso orientar, inspirar e motivar as pessoas durante o isolamento. Aos profissionais da área coube estreitar a ponte entre funcionários que estão em home office. Mas, passado o corre-corre dos cerca de 10 dias iniciais, é hora de dar mais atenção para o público externo.

A paralização nas mídias sociais em uma época que as pessoas estão altamente conectadas pode ser um tiro no pé. Mais do que nunca, se tornou essencial manter vivo esses canais, para mostrar que a corporação está seguindo os protocolos de prevenção com seus empregados e que seus negócios não pararam, passando uma mensagem de confiança para todos os stakeholders.

Assim, a empresa continua tendo visibilidade e aberta a novas oportunidades, além servir como fonte oficial de informações atualizadas. Provavelmente, se o isolamento permanecer por mais tempo, será crucial a comunicação investir mais energia nessa seara.

Sim, é necessário continuar a falar com o público interno. Não faltam ações e temas para se trabalhar! E, nesse quesito, a comunicação está de parabéns e tem muito ainda para contribuir. Entre tantos desafios, surge o lado positivo da crise: a área se tornou a principal catalisadora de um universo corporativo que teve de mudar radicalmente seu modus operandi.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ciça Vallerio

Cofundadora e diretora de atendimento da Stella Comunicação, onde atua muito perto do desenvolvimento de soluções para os clientes da agência. Foi repórter do Estadão por mais de 15 anos, com direito ao Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria especial Infância e Adolescência, junto da equipe do caderno ZAP, em 1996. Criou e editou a página voltada para adolescentes do portal Cidade Internet. Colaborou também, para revistas das editoras Globo e Abril. É formada em Jornalismo (PUC-SP), pós-graduada em Globalização e Cultura (FESP-SP) e em Marketing (FGV). Possui também extensão em Comunicação Corporativa (FGV).

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