Anuário da Comunicação Corporativa
Com pouco mais de dois anos de atuação, a Comunicação da Prospectiva Public Affairs Latam comemora o crescimento da carteira de clientes e o amadurecimento da proposta de valor oferecida ao mercado; de integrar inteligência de Comunicação às estratégias de Relações Governamentais. Ou seja, podemos afirmar que conseguimos atingir o objetivo de entregar serviços de Public Affairs aos nossos clientes, efetivamente.
Apesar das dificuldades em atuar em um mercado consolidado como o de Comunicação Corporativa, a experiência de mais de 20 anos em Relações Governamentais da Prospectiva nos possibilitou identificar e atuar em um nicho de mercado que está em pleno desenvolvimento. As áreas de Relações Institucionais e Governamentais estão crescendo e se posicionando como estratégicas nas empresas, cada vez mais. E, em uma boa parte delas, já conta com gestores que também são responsáveis pela Comunicação Corporativa e que entendem a necessidade de ambas as frentes andarem de mãos dadas. E isso se apresenta como uma grande oportunidade às consultorias de Public Affairs, como a Prospectiva.
De acordo com a necessidade e estrutura de cada cliente, conseguimos criar estratégias, construir narrativas customizadas e executar planos de comunicação e engajamento visando a sensibilização do poder público, nosso principal público-alvo.
Tivemos a oportunidade de testar diferentes ferramentas, o que nos ajudou inclusive a identificar as nossas aptidões, como elaborar recomendações estratégicas e produzir conteúdo customizado e assertivo para diferentes grupos de stakeholders e seus respectivos ambientes de influência, por exemplo. Aliás, é neste ambiente que circunda e influencia o tomador de decisão que a Comunicação da Prospectiva deve apostar suas fichas em 2024 e nos próximos anos.
Vamos reforçar a nossa capacidade não só de identificar stakeholders chaves para os clientes, mas mapear suas conexões e entender como se posicionam sobre temas específicos nos diferentes papeis sociais que exercem. Tudo isso com o apoio da nossa ferramenta própria de CRM, o Prysmo. Só assim, conseguiremos atingi-los, por meio de ações de sensibilização, de forma assertiva.
Além disso, 2023 foi o ano em que ampliamos nossos times em Bogotá (COL) e Buenos Aires (ARG) e inauguramos nosso escritório na Cidade do México (MEX), fincando nossa bandeira em cidades importantes para os nossos clientes e para a estratégia de expansão da Prospectiva na América Latina.
Em termos de desafios, os mais importantes deles e que considero comuns a todos do mercado de assessoria/consultoria, é ampliar a carteira num mercado cada vez mais concorrido e capacitado e continuar sendo relevante para as estratégias dos clientes. Por conta disso, investiremos ainda mais no atendimento qualificado e que consiga pensar ações aos múltiplos públicos de interesse do cliente (360).
Seguiremos resilientes em posicionar a Prospectiva como uma consultoria “Full Service” em Public Affairs, na América Latina e, para isso, devemos fortalecer ainda mais o nosso time – por meio de profissionais multidisciplinares -, estabelecer parcerias nas regiões onde nossos clientes estão presentes e expandir o relacionamento institucional da consultoria, para além das fronteiras do RelGov.
Parte desse esforço de posicionamento inclui, por meio de networking e cases de sucesso, demonstrar ao mercado de que a nossa atuação é, quase sempre, complementar às estratégias de Comunicação Institucional e Marketing dos nossos clientes e que tem como objetivo contribuir com os desafios de negócios dos clientes também, mas por um outro caminho, o de entregar conteúdo analítico e soluções de engajamento e influência.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão