23 de novembro de 2021

A transformação digital já chegou na Comunicação Corporativa?

De acordo com a Gallup, apenas 20% dos empregados em todo o mundo se sentem engajados no trabalho em 2021.  Para aumentar esse percentual, é fundamental que as contribuições, atualizações e informações sejam comunicadas de forma clara, ágil, simples e transparente para que o público interno se sinta conectado à estratégia e ao propósito das empresas, ajudando a impulsionar a inovação e a produtividade alta. É fundamental construir uma importante experiência em toda a jornada do seu público interno.

Uma cultura corporativa forte, que promove o aprendizado, a mudança e o crescimento, está mais propícia para que os empregados adotem de forma positiva uma transformação digital contínua. Se a maioria do seu público interno, se sente desconectada e não entende por que as decisões estão sendo tomadas, é mais provável que suas iniciativas fracassem. Comunicações internas eficazes são a única maneira de construir confiança e alinhar o público interno aos objetivos de negócios.

Atualmente, as comunicações remotas e digitais fazem parte dos novos modelos de trabalho remoto e híbrido.  Hoje, as comunicações exigem uma abordagem multicanal, especialmente porque o público interno consome conteúdo em vários canais, quando e onde desejam.

Inovar e trazer tecnologia para a comunicação corporativa, contribuirá para que o profissional da área possa direcionar e segmentar melhor a comunicação e, em seguida, rastrear e medir o desempenho.  Se você conseguir conectar e criar os melhores pontos de contato do seu público interno, onde eles estão e se comunicar com eles por meio de seus canais preferidos, obterá taxas de sucesso muito melhores no que diz respeito ao engajamento.

O que realmente significa transformação digital?

A transformação digital é como as organizações estão usando a tecnologia para resolver problemas tradicionais. Em vez de aprimorar os métodos tradicionais, as soluções digitais permitem novos tipos de inovação e criatividade. Simplificam processos, reduz tempo e otimizam resultados.  As empresas estão adotando novas ferramentas de tecnologia em um ritmo surpreendente. As áreas que resistem a essa mudança e continuam a operar da mesma maneira enquanto esperam pelo que antes estava de volta podem ter dificuldades ou, eventualmente, fracassar.

Para garantir que a área de comunicação corporativa esteja na corrida da transformação digital, seguem 4 passos importantes para construir a base dessa mudança:

1) Torne a comunicação mais segura, ágil e simples. Integre sua base de conhecimento e todos os pontos de contato do seu público interno. Descubra os perfis de público, faça a segmentação e customize a informação de maneira simples e fácil. Uma plataforma única e abrangente pode integrar seus canais de comunicação e torna mais fácil alcançar todo o seu público interno (mesmo os que trabalham sem escritório e de linha de frente), mas também torna a execução das comunicações mais rápida, eficiente, inovadora e com economia de recursos e dinheiro. Garanta a segurança da sua organização atendendo a Lei Geral de Proteção de Dados. Para isso, importante ter uma plataforma digital que te ajude a monitorar e definir melhores controles.

2) Otimize suas campanhas de comunicação e torne-as mais eficientes.

Um sistema de comunicação integrado permite que sua equipe (e outras pessoas na organização) se comuniquem com mais eficiência e eficácia. Em vez de copiar e colar conteúdo entre os canais, eles podem publicar uma única vez, conteúdos customizados em todos os canais que escolherem. Fazendo segmentação de públicos e otimizando a produtividade da equipe com ao automatizar tarefas tediosas, controle de rascunho e programação de conteúdo.

Seu público interno também estará mais conectado à empresa ao interagir com o conteúdo e se sentir ouvido no processo de comunicação dentro dessa plataforma.

3) Acumule análises críticas para informar estratégias de sucesso.

Os líderes criam estratégias melhores quando têm bons dados para orientá-los. A melhor maneira de entender o desempenho da comunicação é fornecendo relatórios analíticos integrados em todos os canais, em um local central e de forma ágil.  As empresas contam com insights de dados para rastrear métricas e cumprir seus KPIs, e a comunicação com o seu público interno não é diferente. A partir de um dashboard e um relatório de insights, você será capaz de analisar e avaliar o sucesso com as partes interessadas. Os líderes melhorarão continuamente as comunicações para conectar e envolver o público interno.

Qualquer estratégia de comunicação interna abrangente deve incluir a capacidade de coletar e analisar métricas e feedback detalhados. É a melhor maneira para os comunicadores determinarem o quão eficazes estão sendo e melhorar a comunicação em cada etapa da organização.

O mundo está cada vez mais conectado. Na área de comunicação corporativa não é diferente. É fundamental garantir o alcance a todos os empregados com uma abordagem multicanal. É fundamental conhecer onde eles estão e quais seus canais de comunicação preferidos. As iniciativas digitais podem parecer que envolvem apenas tecnologia, mas seu sucesso depende muito de como você está bem equipado para se comunicar internamente e construir toda a jornada de experiência do seu público interno.

Hoje e cada vez mais, trabalhamos remotamente, educamos em casa, comemoramos aniversários por meio de aplicativos e buscamos alternativas digitais para nos comunicar cada vez melhor e de forma otimizada. Ironicamente, embora a pandemia tenha separado a todos, a vida progrediu, marcas, empresas e instituições inovaram e encontraram novas maneiras de entregar experiências conectando pessoas por meios digitais.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Karla de Melo

Relações públicas com especialização em Gestão para Sustentabilidade - Dom Cabral (MG), Gestão da Comunicação Corporativa, Transformação Digital e MBA em Gestão de Negócios e Marketing, vivenciou recentemente uma imersão de negócios e inovação no Vale do Silício pela StartSe University. Com 27 anos no mercado, liderou projetos em diversos estados brasileiros e países em Gestão da Reputação e Stakeholders; Marca; Comunicação Interna; Gerenciamento de Crises; Planejamento Estratégico e Mensuração, Marketing e Transformação Digital. Atuou em grandes empresas nos setores de telefonia, tecnologia, mineração e financeiro, entre elas Vale e Casa da Moeda. Também foi líder da Câmara Técnica de Comunicação do CEBDS (Conselho Empresarial de Desenvolvimento Sustentável). Atualmente é palestrante, instrutora de cursos in company e consultura de gestão da reputação, comunicação e sustentabilidade (ESG). Investidora anjo de startup para transformação digital da Comunicação Corporativa. Diretora-Executiva da SimplificaCI assumindo a posição de Chief Reputation Officer. Em 2020, foi considerada TOP 10 entre os profissionais de Comunicação Corporativa no Serviço Público pela Mega Brasil.

  • COMPARTILHAR: