A Inteligência Artificial como aliada na Comunicação Interna

Você já pensou na inteligência artificial como uma colega de equipe? Para muitas empresas, isso já é uma realidade.
Em um recente webinar promovido pela Invitro e pela Eva Copilot foram compartilhadas experiências práticas e reflexões sobre o uso da IA na Comunicação Interna. As aplicações vão muito além da automação de tarefas: estamos falando de segmentação inteligente de mensagens, personalização da comunicação com base em perfis comportamentais, automação de régua de disparos e até treinamentos simulados com roleplays que avaliam a performance de líderes.
Imagine poder identificar quais públicos precisam de reforço em determinados temas, disparar conteúdos no canal mais efetivo para cada perfil e colher feedbacks em tempo real, de forma ativa, com linguagem humanizada e contextualizada. Tudo isso com apoio de um assistente virtual que entende o momento, o conteúdo e o colaborador.
Mas, atenção: estamos falando não só de eficiência, mas também de conexão. Um dos grandes ganhos citados no webinar é justamente a capacidade da IA de atuar como uma ponte entre áreas, ritmos e linguagens diferentes, criando experiências mais fluidas e integradas para o colaborador – seja o que está no campo, no escritório ou em qualquer ponto de contato com a empresa.
Claro que desafios como a segurança da informação, a ética no uso de dados e a gestão dos “recursos artificiais” ainda estão em pauta. E devem estar. Mas ignorar o potencial da IA pelo receio do uso e desconhecimento de suas possibilidades, é perder uma excelente oportunidade de evoluir a maneira como comunicamos.
Afinal, a IA não veio para substituir pessoas, mas para liberar tempo e energia para que a gente possa se dedicar ao que realmente importa: o relacionamento.
Destaques
- Governança e gestão são chave para o futuro do esporte nacional, defende Paulo Sérgio Kakinoff
- Evento em Belém promove formação para comunicadores da Amazônia e discute comunicação e mudanças climáticas
- Estão abertas as inscrições para a 51ª edição do Prêmio Aberje
- Aberje lança “Análise Econômica” sobre paradoxo nas áreas de Comunicação Corporativa
- Diretor-presidente da Aberje reflete sobre legado do Papa Francisco em artigo
ARTIGOS E COLUNAS
Oliver Duarte O papel de PR em tempos de tanta tecnologiaHamilton dos Santos A comunicação precisa ser parte do legado da COP30Elisa Prado Reputação – valor essencial no ambiente esportivoAdriana Noguti A importância da Comunicação Corporativa para o mercado financeiro e de capitaisThaís Naldoni A Inteligência Artificial como aliada na Comunicação Interna