28 de junho de 2022

A importância das conexões com os clientes

A experiência do consumidor abrange toda a sua jornada, desde o momento em que realiza uma busca, monta seu veículo, agenda um test-drive, efetiva a compra, financia, recebe o veículo, até a forma que experimenta o produto, quando agenda, faz revisões ou realiza serviços correlacionados

A indústria automobilística vive momentos de reinvenção. O avanço tecnológico e as mudanças das demandas dos consumidores obrigam-nos a encarar nosso setor de outras perspectivas. Um setor que sempre se orgulhou de sua excelência e complexidade da engenharia e manufatura, agora concentra-se em oferecer experiências impecáveis a seus consumidores. Esta mudança de foco traz uma grande evolução conceitual para o que entendemos ser qualidade. Não nos restringimos mais à excelência do produto, em si, mas buscamos a qualidade com foco na experiência do consumidor.

Assegurar ao cliente um veículo sem defeitos passou a ser básico. Mais do que isso, é preciso estabelecer conexões entre quem produz o veículo e quem adquire, garantindo que a relação com o cliente não tenha falhas. A experiência do consumidor abrange toda a sua jornada, desde o momento em que realiza uma busca, monta seu veículo, agenda um test-drive, efetiva a compra, financia, recebe o veículo, até a forma que experimenta o produto, quando agenda, faz revisões ou realiza serviços correlacionados. Para nós da Stellantis, estar presente nesses momentos é de extrema importância. Criar laços com quem experimenta o produto é uma das formas mais eficazes para se estabelecer confiança.

Dentre tantas ações, um destaque merece ser dado aos ‘Drive Sessions’, quando os empregados da empresa são convidados a experimentar os veículos antes e após serem lançados, com o olhar do cliente. São colaboradores de diversas áreas da companhia (Engenharia, Qualidade, Manufatura e Compras, Logística, RH, Outbound, etc). Na prática, o ‘Drive Session’ é uma ferramenta de benchmarking e uma oportunidade de vivenciar as experiências reais dos clientes ao utilizar nossos produtos e serviços.

A riqueza de coletar diferentes percepções de nossos times, não só nos ajuda a antecipar a detecção de pontos que necessitam de ajustes, como nos auxilia a tomar as melhores decisões, sempre mantendo o cliente no centro de tudo. Esse exercício também foca no engajamento de áreas correlatas na busca da melhoria contínua, assim como ver a percepção do produto por pessoas que são as mais próximas do olhar do cliente final.

A experiência não para por aí. Para criar proximidade, muitas vezes é preciso estar perto fisicamente: estabelecer contato direto nos pontos de venda com visitas às concessionárias, proporcionando um momento singular entre a equipe de vendas e o time da Stellantis. Ou seja, vivencia-se o dia a dia e os desafios do time da concessionária, seja na oficina, na área de vendas ou pós-vendas, além de criar mais uma forma de antecipar e solucionar de maneira rápida e efetiva os desafios encontrados em campo.

Ao criar mecanismos de avaliação dos produtos com a participação do cliente, colaboradores e concessionários, não estamos apenas olhando para o usuário do veículo, mas enxergando os nossos processos com os olhos do consumidor. E ele, quando busca um carro, não quer apenas um veículo, e sim, benefícios para sua mobilidade. O que importa é a fluidez e a facilidade com que se relaciona com o carro e com a marca, seja em uma compra convencional ou por assinatura.

Assim, o trabalho de Customer Experience, área que representa a voz do cliente dentro da Stellantis, é sempre contínuo, obstinado e de muito aprendizado. Queremos estar sempre conectados e próximos de quem utiliza nossos produtos, criando laços que vão além de um bom atendimento: é sobre ouvir e colocar em prática aquilo que o cliente almeja. Essa é a nossa jornada, e o que nos fará melhores e protagonistas da maneira que o mundo se move.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Geraldo Barra

Geraldo Barra ingressou na Fiat/FCA em 1997 e atuava como Diretor de Qualidade para a América Latina desde 2018. Anteriormente, ele desempenhou diversas funções de grande responsabilidade nas áreas de Qualidade, Manufatura e Engenharia em várias empresas do grupo FCA. Trabalhou em diversas fábricas no Brasil como responsável pela Qualidade, até sua nomeação como Diretor da área em 2018, para América do Sul. Geraldo Barra é graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e tem Pós-Graduação em Transporte, Distribuição e Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Head de Customer Experience na Stellantis para a América do Sul.

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