A comunicação interna para uma cultura alinhada à estratégia organizacional
Nos últimos anos, o tema da cultura organizacional tem ganhado destaque nas discussões sobre gestão e Comunicação Interna. E não é para menos.
Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas que conseguem alinhar a cultura à sua estratégia têm resultados mais significativos. Segundo a última pesquisa de tendências da Aberje, fortalecer a cultura e tornar a estratégia da empresa clara para os colaboradores é um dos principais desafios da área de Comunicação Interna para 49% das organizações participantes.
Mas como fazer isso na prática?
Na P3K, ao longo de quase duas décadas, trabalhamos com diversas empresas que enfrentavam o desafio de alinhar a cultura organizacional à estratégia de negócio.
Muitas dessas organizações passaram por processos de fusão e aquisição. Conforme uma pesquisa da McKinsey, as questões culturais estão entre as que mais impactam e dificultam a criação de valor nos negócios, quando passam por processos de incorporações.
Entre os valores potencialmente limitantes que surgem nesses processos estão silos e feudos, excesso de controle e hierarquia, cautela demasiada, foco no curto prazo, informações escondidas, entre outras. Conforme a mesma pesquisa da McKinsey, no entanto, as empresas que conseguiram alinhar suas culturas corporativas às estratégias do seu negócio geraram 3x mais resultados.
E em todos os casos, para alcançar esses resultados, sempre foi essencial que a comunicação com os colaboradores estivesse bem estruturada, cuidando para que todas as pessoas estivessem bem informadas e compreendessem os rumos e estratégia da empresa. Tudo para se mobilizarem para atingir os objetivos da organização.
Caso Mosaic
A Mosaic, cliente da P3K, é um exemplo recente desse movimento de evolução cultural. A organização está passando por uma grande transformação, em que diversas frentes, para conectar a sua cultura aos seus objetivos globais estratégicos.
O grande desafio da Mosaic começou a partir da aquisição de ativos de outras empresas no Brasil e Paraguai, entre eles a compra da Vale Fertilizantes, que se efetivou em 2018. O desafio da aquisição, por si só, impactaria na necessidade de aculturamento das pessoas que seriam incorporadas à companhia. No entanto, a empresa adquirida, como mineradora e fabricante de fertilizantes, já vinha de uma série de fusões e aquisições, o que tornou o desafio ainda mais intenso.
Há seis anos, a Mosaic vem realizando sua evolução cultural, para fortalecer o senso de pertencimento de todas as pessoas a uma única empresa. Recentemente, após realizar a jornada evolutiva de forma cuidadosa e criteriosa, a companhia iniciou a mudança na sua estrutura de comunicação.
“A mudança de estrutura para reportes mais alinhados globalmente, que já vinha acontecendo também em outras áreas, é parte do princípio de que nós estamos trabalhando para o crescimento de uma só Mosaic, no mundo todo”, explica Luiz Mauricio Pereira, que assumiu recentemente a posição de Gerente Sênior de Comunicação na recém-criada estrutura de Enterprise Communications and Brand Management, que agrega todas as frentes de Comunicação e Gestão de Marca da The Mosaic Company, em todo o mundo.
E como todo o processo de evolução e fortalecimento cultural inclui a disseminação de símbolos e significados, que reforçam o propósito e os princípios das organizações, a Mosaic deu recentemente mais um passo importante. “O nosso processo de transformação também se refletiu recentemente em nossa marca. Apenas no Brasil e Paraguai usávamos Mosaic Fertilizantes. Desde o meio deste ano, deixamos de assinar Fertilizantes e passamos a ser somente Mosaic. Assim, nos tornamos uma só marca em todos os países onde atuamos”, completou Luiz.
Sabendo que a evolução cultural é um processo contínuo, que gera resultados, a organização não vai parar por aí. Alinhar a cultura organizacional à estratégia é um processo contínuo que exige dedicação e esforço permanente da empresa.
Na P3K, maior agência de Comunicação Interna do país, temos experiência e solução para os diversos desafios relacionados à cultura Organizacional e alinhamento estratégico. Atuamos sempre com foco em criar mais conexão com o propósito, senso de orgulho e pertencimento, trazendo uma abordagem próxima e humana, que gera protagonismo das pessoas e resultados para as empresas que atendemos.
Caso este seja o seu desafio também, entre em contato com a P3K clicando aqui e vamos juntos desafiar os limites da comunicação.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país