05 de outubro de 2021

2022 chegou, e está na hora de planejar o budget da Comunicação Interna; saiba o que considerar

Publicado originalmente no LinkedIn em setembro de 2021.

O orçamento é uma das etapas mais importantes no planejamento das empresas. Dependendo do porte da companhia, um custo surpresa tem poucas chances de ser aprovado e pode comprometer o desempenho da área que não fez um bom desenho de custos anuais. 

Puxando para o nosso mercado, planejar o budget da Comunicação Interna é de extrema relevância para não deixar cair o engajamento dos colaboradores.

Antes de planejar, é preciso entender o porquê é importante fazer isso. O orçamento é um dos nortes na tomada de decisão, já que o dinheiro é necessário para boa parte dos projetos dentro de uma organização. Até aí, nenhuma novidade.

A área de Comunicação Interna é uma área que muitas vezes enfrenta o desafio de provar a necessidade de grandes ou novos investimentos, o que também não é novidade.

Por esse motivo, os profissionais de CI devem se munir de fatos e dados para defender a projeção de investimentos para o planejamento orçamentário. E como fazer isso? São várias as possibilidades, cito algumas:

  •  Pesquisa de clima: Como anda a percepção dos colaboradores em relação à empresa? Use dados para costurar a relação entre o desempenho da Comunicação Interna, nível de engajamento e taxa de rotatividade como argumento. Afinal, o turnover alto significa prejuízos para o caixa da empresa.
  • Inovação: O que outras empresas, reconhecidas pela excelência da Comunicação Interna, estão fazendo? Use o benchmark para indicar movimento de mercado e novos comportamentos, de modo a contribuir para justificar a verba. 
  • Transformação Digital: Empresas que não pensam na digitalização e otimização de processos já ficaram para trás. E essa atualização demanda investimentos, que devem estar presentes no planejamento orçamentário. Recomendo a leitura do material preparado pelo Dialog sobre como passar e sustentar essa transformação na Comunicação Interna.

Além disso, te dou 4 dicas para se preparar ainda mais para o novo orçamento.

  1. Alinhe seu orçamento com objetivos de negócio: Os resultados esperados para a empresa devem conversar com o planejamento da Comunicação. É preciso mostrar que seus projetos ajudarão o negócio a prosperar.
  2.  Análise de ferramentas e ações: Esse passo é essencial para provisionar o orçamento. Profissionais de CI devem entender quais serão as ações e ferramentas que trarão benefícios para a empresa. Por exemplo, que tal pensar em um app de comunicação interna? Ou uma rede social corporativa para o próximo ano?
  3. Otimize processos: Complementando o tópico anterior, ao analisar novas possibilidades também se faz necessário revisar processos e entender como eles podem ser otimizados.
  4. Considere múltiplos cenários: Não é possível prever o futuro, embora possamos ter projeções, a partir de fatos e dados. Então, considerar mais de um cenário garante mais segurança para o planejamento e a estratégia da organização.

Uma das formas para conseguir uma fatia do orçamento de uma empresa é provar o ROI (retorno sobre investimento)

Pensando nos desafios enfrentados pela CI, o Dialog preparou uma calculadora para que os profissionais possam descobrir o quanto pode ser economizado na área. Você pode acessá-la gratuitamente clicando aqui.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Gabriel Kessler

Gabriel Kessler é CGO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH, que funciona como um hub para o colaborador e melhorar o engajamento dentro das empresas.

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