Coleção “Comunicação e Agronegócio: Propósito e Impactos” chega na versão e-book

O agronegócio brasileiro ganha uma nova referência com o lançamento da coleção Comunicação e Agronegócio: Propósito e Impactos. Dividida em três volumes, a obra reúne artigos de especialistas, de diferentes áreas do conhecimento, os quais abordam temas essenciais que conectam o setor agropecuário com a sociedade, a sustentabilidade e a inovação, demonstrando o impacto da comunicação no agronegócio e na cadeia produtiva.
Os três volumes, idealizados por Marlene Marchiori, buscam apresentar a multidimensionalidade do agronegócio brasileiro o qual se entrelaça com a sociedade como um todo. São apresentados casos de pequenas, médias e grandes organizações, os quais vão muito além de uma perspectiva econômica, demonstrando o valor do trabalho que preserva e que produz com sustentabilidade, demonstrando na prática as diferentes realidades brasileiras.
Entre os principais temas abordados, está a comunicação como estratégia de relacionamento para construir e consolidar a reputação do agronegócio. Além disso, os volumes discutem a importância da governança corporativa e da comunicação pública para construir uma imagem sólida e confiável do agro brasileiro no mercado global.
A coleção conta com a participação de renomados especialistas. Dentre lideranças do agro, da comunicação e dos negócios, estão alguns nomes da rede Aberje, que aceitaram o desafio de revelar que o agronegócio comunica, apresentando estratégica sobre o setor e sua relação com a sociedade. Um desses nomes é Paulo Nassar, Diretor-presidente da associação e professor titular da ECA-USP, que no livro aborda as contranarrativas do agronegócio. Malu Weber, Presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e VP de Comunicação da Bayer, também é uma das autoras.
Outros profissionais deixaram seus depoimentos na coleção, como o Diretor-executivo da associação, Hamilton dos Santos, Margarida M. Krohling Kunsch, Rodrigo Silveira Cogo, Rozália Del Gaudio, Paulo Henrique Leal Soares, Cynthia Provedel, Viviane Mansi, Vivian Rio Stella e Emiliana Pomarico também estão entre os autores.
Para a organizadora Marlene Marchiori, “o cultivo de relacionamentos é, de fato, uma estratégia essencial em todos os comportamentos. No agronegócio, essa prática é ainda mais relevante, pois fortalece conexões com a sociedade como um todo. Relacionamentos bem cultivados geram confiança, fidelidade e cooperação, elementos-chave para a construção de marcas sólidas e perenes.”
A coleção está dividida em:
-
- Volume 1: O agronegócio e sua evolução
- Volume 2: O bê-a-bá da comunicação no agronegócio
- Volume 3: O agronegócio que comunica
A coleção “Comunicação e Agronegócio: Propósito e Impactos” está disponível em e-book na página da organizadora Marlene Marchiori, consolidando-se como uma obra de referência para produtores, pesquisadores, gestores e comunicadores.
Aos comunicadores que buscam dados e reflexões sobre como o agronegócio pode se comunicar melhor com todos os seus públicos, a Editora Aberje lançou em 2023 o Guia de Comunicação para o Agronegócio, com autoria de Nicholas Vital.
Destaques
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
- Levantamento realizado junto ao LiderCom aponta prevalência do modelo híbrido de trabalho nas organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidadePaulo Nassar Como a comunicação transformou a política monetária dos Bancos Centrais