Coca-Cola Brasil anuncia abertura de fontes no Fórum Mundial da Água

A Coca-Cola Brasil, associado da Aberje, anunciou, a abertura de fontes de água mineral da marca Crystal. Essa iniciativa permite que as pessoas e comunidades vizinhas às fontes tenham acesso à captação de água gratuitamente. A ação está alinhada com o tema do 8º Fórum Mundial da Água – “Compartilhando Água” – e reforça o compromisso da empresa em garantir o uso consciente da água e estreitar o relacionamento com as comunidades onde atua.
Até o fim do ano, estarão disponíveis para a população oito fontes de Crystal em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Alagoas. “Escolhemos fazer mais e não apenas dizer mais. Água é um tema prioritário para a Coca-Cola Brasil, mas não podemos e nem queremos atuar sozinhos. Queremos aproveitar a jornada do Fórum Mundial para que tenhamos troca de aprendizados e encaminhamento de ações concretas e conjuntas, envolvendo governos, sociedade civil e iniciativa privada, que possam acelerar uma agenda de soluções para garantir a segurança hídrica”, afirmou Henrique Braun, presidente da Coca-Cola Brasil.
A empresa divulgou também o investimento de R$ 25 milhões para ampliação da Aliança Água+ Acesso, que deve beneficiar diretamente 50 mil pessoas, em 100 comunidades de oito estados, até o fim de 2018. Em um ano de projeto, o Água+ Acesso já impacta 15 comunidades, atendendo a mais de quatro mil pessoas no Ceará, Amazonas e Pará.
Para a realização desse trabalho, as principais organizações de acesso à água do país estão atuando em conjunto para testar soluções inovadoras e autossustentáveis, que buscam responder a alguns dos maiores desafios enfrentados nas regiões Nordeste e Norte, mapeados pela Aliança. Entre eles, estão o tratamento de água salobra, o acesso à energia para bombeamento de água em comunidades isoladas e soluções de saneamento.
Programa Água+ atua em diferentes pilares
Além de ser um recurso essencial para a vida, para economias e ecossistemas, a água é também o principal insumo de todos os produtos do Sistema Coca-Cola Brasil e um dos principais elos da empresa com a sociedade e com o meio ambiente. O programa Água+ Acesso faz parte da plataforma Água+, que conta ainda com outras duas linhas de ação: +Eficiência e +Disponibilidade.
O Água+ Eficiência investe em medidas para a diminuição do volume de água utilizado no processo produtivo das bebidas. De 2001 a 2017, a empresa reduziu em 34%a quantidade de água necessária para produção de um litro da bebida, o que significa que deixou de gastar 7,6 bilhões de caixas d’água. Hoje a empresa tem o índice de 1,78l por litro de bebida produzida, índice comparável ao de Portugal, Alemanha, Canadá, Espanha e Itália.
Com o pilar Água+ Disponibilidade a empresatem o objetivo de garantir a oferta de água para atividades produtivas e consumo doméstico. “Contribuímos para a reposição e sustentabilidade de bacias hidrográficas em mais de 100 mil hectares no Brasil, o equivalente a mais de 100 mil campos de futebol. Desde 2015, nós estamos repondo ao meio ambiente o dobro do volume de água utilizado em nossos processos produtivos”, disse Braun.
Essa marca foi estabelecida graças à parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e do programa Coalizão das Cidades pela Água, liderado pela The Nature Conservancy (TNC), com projetos de reposição nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Destaques
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
- Levantamento realizado junto ao LiderCom aponta prevalência do modelo híbrido de trabalho nas organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidadePaulo Nassar Como a comunicação transformou a política monetária dos Bancos Centrais