CNH Industrial promove Semana da Inovação 2020
Voltada para o público interno, ação reforça a cultura de open innovation da empresa, estimula o interesse dos colaboradores e apresenta uma visão mais abrangente da inovação
Inovação voltada para a melhoria da experiência do cliente e em conformidade com os desafios de produção que geram competitividade, sustentabilidade e valor agregado. Esse é o foco da Semana da Inovação 2020 promovida pela CNH Industrial e que já está em sua sexta edição. Ação, realizada neste ano em formato totalmente digital, envolve todas as equipes da empresa, apoiando-se na colaboração e diversidade das pessoas, reforçando o DNA multicultural como força motriz para gerar insights determinantes para a criação de novas soluções.
A iniciativa faz parte de uma série de ações desenvolvidas para motivar os colaboradores a colocarem em prática sua criatividade em prol da geração de novas ideias e negócios, criando um ambiente propício à inovação e expandindo a cultura de open innovation – ou inovação colaborativa – uma visão mais abrangente sobre inovação, que vai além da questão tecnológica e que busca parcerias de organizações externas e startups, sempre com foco no cliente final.
“É mais uma oportunidade que criamos para que todos possam compartilhar ideias, expandir seus conhecimentos e trabalhar de forma colaborativa e aberta”, comenta Sergio Soares, diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Agrícola da CNH Industrial para a América do Sul. “Buscamos reforçar continuamente o ambiente de inovação que criamos na CNH Industrial, onde a colaboração e a cooperação interna e externa são mais importantes que a competição”, completa.
Nesta edição, a Semana da Inovação conta com a presença da Vice-Presidente Global de Tecnologia da CNH Industrial, Jay Iyengar, que participará de um bate papo com Vilmar Fistarol, Presidente da CNH Industrial para América do Sul sobre temas diversos no universo da inovação, onde todos os funcionários poderão enviar suas perguntas e enriquecer ainda mais a conversa.
Além de Jay Iyengar, outros palestrantes do Brasil e do mundo foram convidados para integrarem a Semana da Inovação, como é o caso do Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alejandro Frank, que falará sobre Indústria 4.0 e a Transformação do Trabalho no Setor de Manufatura.
Com foco em sustentabilidade e na experiência do cliente, Heiko Spitzeck, Gerente do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, vai falar sobre como empresas podem incluir a sustentabilidade nos processos de inovação, reduzindo impactos sociais e ambientais, criando valor para os clientes e transformando desafios socioambientais em oportunidades.
Aumento de produtividade no agronegócio, combustíveis alternativos, conectividade, novas ferramentas para geração de ideias, a força da diversidade e a importância de parcerias no desenvolvimento de inovações; ferramentas e tecnologias de digitalização, servitização e automação também fazem parte da agenda. A palestra “Tecnologia Espacial no Agronegócio”, ministrada pelo convidado Antônio Yukio Ueta, palestrante na área de inovação e tecnologia espacial e membro convidado da Comissão Organizadora do Curso de Inverno de Introdução às Tecnologias Espaciais do INPE, é um dos exemplos de como esses temas serão abordados. Outro exemplo é a palestra “Tecnologia de Célula a Combustível: Vantagens e Desvantagens e aplicações para veículos comerciais”, apresentada por William Resende, Gerente de Engenharia de Sistemas de Célula de Combustível na FPT Industrial em Arbon, na Suíça.
Todos os temas tratados na Semana da Inovação 2020 têm como foco o reforço da cultura de Customer Experience. Como uma empresa que atua em setores diversificados, como o agrícola, de construção, transportes, motores, geração de energia, peças, entre outros, a CNH Industrial entende a importância de ouvir, analisar e entender as necessidades dos clientes para não só atendê-los com tecnologia de ponta, mas também estabelecer uma experiência positiva e inovadora, criando uma forte relação de confiança.
A iniciativa é mais uma forma de reforçar o compromisso da CNH Industrial de trabalhar nas demandas globais na visão da nova economia, que exige diversidade e troca entre todas as áreas, visando oferecer soluções para todos os clientes: finais, corporativos e internos.
A inovação na CNH Industrial
Investimentos
Referência em inovação, no ano passado, a empresa investiu cerca de US $ 1 bilhão globalmente em Pesquisa e Desenvolvimento, sendo 10% destinado a projetos na América do Sul.
Centros de Pesquisa e Desenvolvimento
No total, a CNH Industrial tem sete Centros de P&D na América do Sul: Betim, Contagem, Curitiba, Sete Lagoas, Sorocaba e Piracicaba no Brasil; e um em Córdoba, na Argentina. No seu departamento de engenharia, a empresa tem mais de 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de novos produtos.
Patentes
Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a CNH Industrial é a única empresa privada do Brasil entre os dez maiores depositantes de novas patentes em 2019, ocupando a 7ª posição.
Só no ano passado, a CNH Industrial teve 72 publicações (entre pedidos de patentes e registros de desenhos industriais de inventores brasileiros), o que representa um aumento de 118% em relação a 2018.
Treinamentos para a inovação
Ao mesmo tempo em que lança máquinas altamente tecnológicas, a CNH Industrial capacita os operadores para que tenham conhecimento de todas as funções dos equipamentos e as tecnologias embarcadas. Em 2015, inauguramos o Centro de Treinamento e Tecnologia de Sorocaba com o objetivo de promover cursos para as áreas agrícolas e de construção e monitorar as operações dos equipamentos à distância.
Prêmio Valor Inovação Brasil
Neste ano, a CNH Industrial foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, uma das 10 empresas mais inovadoras do País pelo Prêmio Valor Inovação. A elaboração do ranking tem como base quatro pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país