28 de novembro de 2018

Cerimônia do Prêmio Aberje 2018 anuncia os melhores do ano

Cerimônia do 44º Prêmio Aberje, na Casa Bisutti em São Paulo (Foto: Tati Nolla)
Cerimônia do 44º Prêmio Aberje, na Casa Bisutti em São Paulo (Foto: Tati Nolla)

Considerado a mais importante premiação da comunicação corporativa do país, a 44ª edição do Prêmio Aberje aconteceu na última segunda (26), em São Paulo, e premiou as principais organizações e profissionais por contribuírem com o fomento das boas práticas na comunicação empresarial do país.

Foram anunciados os vencedores nacionais das 18 categorias que compõem o Prêmio, além de organizações e profissionais que se destacaram nas premiações especiais, como Empresa do Ano, Mídias do Ano e Comunicadores do Ano. Ao todo, foram inscritos mais de 280 cases, de 150 empresas de todo o país.

“Nunca os negócios dependeram tanto de uma comunicação de qualidade para gerar resultados sustentáveis. O que vamos premiar aqui esta noite são justamente as melhores ações que, por meio da comunicação, entregaram valor para as empresas, para seus empregados, para suas lideranças, para seus investidores e para a sociedade”, afirmou Gislaine Rossetti, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam Airlines, na abertura do evento. “Essa boa comunicação, essa comunicação com um olho nos resultados e outro na ética, é uma conquista nossa, que trabalhamos diariamente para sermos profissionais melhores e cidadãos cada vez mais comprometidos com o bem comum”, completa.

A cerimônia foi conduzida pelo jornalista e radialista Milton Jung. “O prêmio gera uma oportunidade única para o compartilhamento de campanhas e experiências inspiradoras de todo o país, que ajudam a promover as melhores práticas de comunicação empresarial”, disse no cerimonial.

Os vencedores

A Sanofi faturou o prêmio de Empresa do Ano. Além dela, também foram anunciados os vencedores do Prêmio Especial Imagem e Reputação: Petrobras, pela campanha “Confiança”, que traz a assinatura “Não existe caminho fácil. Existe o caminho certo” e marca o processo integrado de comunicação e governança da empresa; e Bayer, pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2018 com o programa “Advancing Together”, após a fusão com a multinacional Monsanto.

Também foram premiados os dez Comunicadores do Ano, profissionais de comunicação corporativa que se destacaram pelo trabalho desenvolvido dentro e fora de suas respectivas empresas. Como acontece em toda edição, os dez nomes foram abertos para votação popular e a escolhida pelo público foi Ana Gabriela Cardoso, gerente-geral de Comunicação Corporativa na Usiminas.

Comunicadores do Ano do Prêmio Aberje 2018 (Foto: Tati

Em Mídias do Ano, o Grupo Globo teve destaque nesta edição, com duas premiações. O projeto especial “O Brasil que eu quero” da TV Globo e a revista Época foram reconhecidas pela inovação no jornalismo eletrônico e impresso (revista), respectivamente. “Enquanto a campanha na televisão interagia e dava voz à população brasileira, com mais de 50 mil vídeos recebidos de Norte a Sul do país, a revista Época lançou um novo projeto gráfico e editorial neste ano”, justifica Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da USP. O jornal Folha de S.Paulo e o portal Poder360 também foram reconhecidos na categoria jornal e digital, por terem atuado de forma imparcial e independente ao longo do ano, principalmente em época de eleições. A CCR foi premiada na categoria Branded Content, pelos projetos “Em Movimento”, em parceria com a TV Globo, e “Caminhos para o Brasil”, com o Media Lab do Estadão.

Outras homenagens foram dadas ao professor Carlos Eduardo Bindi, do Grupo Etapa, como Educador do Ano; e Renato Gasparetto, diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação do Grupo Gerdau, como Trajetória em Comunicação. Grupo Votorantim, Santo Caos e Mattos Filho Advogados também receberam menções especiais.

Veja as fotos na fanpage da Aberje.

Confira todos os vencedores

Categorias do Prêmio Aberje

Comunicação de marca
PUC-RS

Comunicação de Marketing
COCA-COLA BRASIL

Comunicação de Programas Voltados à Sustentabilidade Empresarial
COCA-COLA BRASIL

Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais
EDP ENERGIAS
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas
NISSAN

Comunicação e Organização de Eventos
PUC-RS
ENEL
LIVELO

Comunicação e Relacionamento com a Imprensa
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Comunicação e Relacionamento com a Sociedade
GRUPO MARISTA
FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL

Comunicação e Relacionamento com o Consumidor
UNILEVER

Comunicação e Relacionamento com o Público Interno
SANOFI

Comunicação e Relacionamento com Organizações Governamentais
ANFIP e FENAFISCO

Comunicação e Relacionamento Internacional
CA TECHNOLOGIES

Comunicação Integrada
UNIMED RIO

Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial
GRUPO MARISTA

Mídia Digital
SUPERVIA TRENS URBANOS

Mídia Audiovisual
GRUPO MARISTA
NEOENERGIA

Mídia Impressa
HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ

Publicação Especial
FECOMÉRCIO SÃO PAULO

Mídias do Ano

Televisão
TV Globo – O Brasil que eu quero

Mídia Digital
Poder360

Branded Content
CCR

Revista
Época

Jornal
Folha de S.Paulo

Prêmio Especial Imagem e Reputação

Petrobras

Bayer Brasil

Prêmio Especial

Grupo Votorantim

Santo Caos

Mattos Filho Advogados

Comunicadores do Ano

Alessandra Vasconcelos (Arteris)

Ana Gabriela Cardoso (Usiminas) – *vencedora na votação pela audiência

Jorge Gorgen (CNH Industrial)

Juliana Ferrari (Avon)

Júlio Gama (Vale)

Marina Peixoto (Coca Cola)

Mario Laffitte (Samsung)

Nelson Silveira (GM)

Rogério Louro (Nissan)

Viviane Mansi (Toyota)

Trajetórias da Comunicação

Renato Gasparetto, diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação do Grupo Gerdau

Educador do Ano

Carlos Eduardo Bindi, diretor do Grupo Etapa

Empresa do Ano

Sanofi

  • COMPARTILHAR: