CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
Nesta quarta-feira (06), na mesa-redonda da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024, CEOs de empresas brasileiras de diversos segmentos compartilharam suas experiências sobre o equilíbrio entre polidez e autenticidade na comunicação. Mediado por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; e Luciana Marinelli, do Valor Econômico, o debate reuniu os CEOs Fernanda Ribeiro, da Conta Black; Jefferson de Paula, da ArcelorMittal Brasil; e Maurício Rodrigues, da Bayer Crop Science América Latina.
A discussão abordou questões como dualidade entre confiança e transparência, além do medo da crítica nas redes sociais. Por fim, os convidados destacaram a comunicação dos CEOs como ferramenta decisiva de liderança em tempos de incerteza, fundamental para a construção de relações de confiança com todos os stakeholders.
Em edições anteriores, já participaram da mesa-redonda com CEOs Denise Santos, CEO da Beneficência Portuguesa; Gilberto Costa, diretor-executivo do Pacto de Promoção de Equidade Racial; Heloísa Rios, CEO da Universidade do Futebol; Julio Campos, CEO do Compra Agora; Charles Krieck, Presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul; Jerome Cadier, CEO LATAM Airlines Brasil; Tijana Jankovic, CEO da Rappi Brasil; Edvaldo Vieira, CEO da Amil; Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein; Claudia Woods, CEO da WeWork na América Latina; Adriana Aroulho e Cristina Palmaka, presidentes da SAP; Paulo Camargo, presidente da Arcos Dorados no Brasil; Antonio Filosa, CEO da FCA – Fiat Chrysler Automobiles; Gisselle Ruiz Lanza, diretora geral da Intel Corporation no Brasil; Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza; Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Luiz Sergio Vieira, CEO da EY; Maitê Leite, CEO do Deutsche Bank; e Pablo Di Si, CEO da Volkswagen.
Na semana passada, uma outra mesa-redonda reuniu Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM América do Sul; Karina Monaco, head de Comunicação Corporativa América do Sul da BASF; Leandro Modé, diretor global de Comunicação na Vale; Lilian Assis, gerente executiva de Comunicação Corporativa na Ajinomoto; Marcos Baptistucci, Chief People Officer na Randoncorp; Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management; Ranny Alonso, diretora de Comunicação Corporativa no Grupo Amil; e Tatiana Presoti, diretora sênior de Relações Públicas na SHEIN; para explorar o novo papel do comunicador em uma era de transformações.
O Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 circula a partir do dia 16 de dezembro entre os assinantes do Valor e associados da Aberje, em sua versão impressa e digital.
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados