CAUSE e InPress Porter Novelli se unem para apoiar corporações em suas jornadas de propósito e ESG
Apoiar empresas em sua jornada de impacto e reputação, desde a construção de uma visão socioambiental alinhada à estratégia de negócios, até a gestão das ações junto aos stakeholders – este é o propósito de uma collab de empresas referências em seus segmentos e inspiradas pelas causas.
De um lado, toda a expertise em comunicação e relacionamento da InPress Porter Novelli, empresa de comunicação líder no setor privado no Brasil, com cerca de 450 colaboradores e 150 clientes ativos; e do outro, a força de construir jornadas de impacto da CAUSE, consultoria especializada em ESG e que atua há quase 10 anos no mercado brasileiro, conectando marcas e organizações às causas do nosso tempo. Por meio de estratégias integradas de engajamento e advocacy, a CAUSE construiu uma carteira de clientes consolidada, composta por grandes empresas privadas, associações de classe, projetos no exterior e com índice de recompra de mais de 40%.
Juntas, as empresas miram apoiar a busca crescente das corporações por unir sua vocação e estratégias de negócio à necessidade de gerar impacto socioambiental positivo. A collab InPress Porter Novelli + CAUSE vai atuar no processo de traduzir visões de mundo e de negócios em estratégias conectadas com os desafios da sociedade, coerentes em suas ações e consistentes em suas narrativas. ”Cada vez mais somos chamados a atuar sistemicamente para nossos clientes, na proposição de soluções que vão desde a construção de uma visão socioambiental alinhada a uma estratégia de negócios, até a criação de narrativas e ações que articulam e promovam o engajamento de diversos stakeholders.”, avalia Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli.
Segundo Rodolfo Guttilla, sócio-fundador da CAUSE, hoje os consumidores premiam ou punem empresas por suas atitudes e isso mostra o quanto a mudança de rota dos negócios é importante para a criação de um novo modelo de consumo. “Existe uma mudança cultural a ser feita que é gigante; uma alteração de modelo de negócio, de visão de mundo, de engajamento de stakeholders e principalmente de relações mais transparentes”, completa.
De acordo com uma pesquisa sobre reputação corporativa feita pela Porter Novelli, 78% dos consumidores dizem que as empresas devem priorizar, em seus negócios, ações de ESG, e 84% dos entrevistados acreditam que as corporações devem demonstrar como estão cumprindo as promessas feitas às pessoas, ao planeta e à sociedade. Somam-se a esses dados os números apresentados pela pesquisa realizada pela CAUSE, em parceria com o Instituto Locomotiva. O levantamento aponta que 8 a cada 10 consumidores deixariam de comprar de marcas envolvidas com escândalos relacionados a causas. É nesse lugar desafiador que a collab entre as empresas vai oferecer soluções de ponta a ponta para que as empresas caminhem em direção a transformações concretas e assim desempenhem um papel cada vez mais relevante, responsável e verdadeiro frente à sociedade.
Metodologias exclusivas agregam valor às soluções voltada às causas
Há dois anos a InPress Porter Novelli trouxe para o Brasil a metodologia exclusiva de sua rede global, voltada para a gestão da reputação baseada no propósito das empresas e para apoiar os seus clientes diante de tais desafios. Lançou o primeiro indicador que mede a percepção do propósito das corporações e marcas por parte dos seus diferentes públicos de relacionamento. Este ano, com a proposta de aprofundar a atuação neste segmento, uniu-se à CAUSE, consultoria focada na gestão de causas.
A CAUSE possui grandes projetos voltados a ESG e antecipou-se à movimentação de mercado quando a discussão sobre o tema se intensificou, oferecendo as estratégias de aplicação da prática e relatórios para outras empresas. A consultoria oferece uma metodologia que utiliza soluções simples para a área socioambiental, com foco na participação dos públicos de interesse das organizações. A CAUSE entende, avalia as necessidades da empresa e analisa a atividade mais adequada para a gestão de ESG e cada cliente, com o objetivo de estruturar o propósito da companhia em torno das boas práticas implementando, por fim, a estratégia.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão