03 de março de 2023

Case vencedor do Prêmio Aberje é exemplo no livro Brand Publishing e Transição Midiática

Hub “Além da Energia”, da Engie, é citado para fortalecer reflexões da obra
Paulo Henrique Ferreira

O livro “Brand Publishing e Transição Midiática”, do autor Paulo Henrique Ferreira, foi lançado em janeiro de 2023 com o intuito de auxiliar profissionais de gestão e negócios, muito além dos que atuam nos departamentos de comunicação e marketing das empresas. A obra é da editora Robecca & Co e publicada pela Barões Digital Publishing, martech 100% focada em projetos de brand publishing para marcas com autoridade em seus segmentos, da qual Paulo Henrique Ferreira é Diretor.

Brand Publishing e a Transição Midiática” aborda o cenário atual e futuro da comunicação para as marcas, e utiliza de diversas ferramentas e exemplos para fortalecer reflexões do autor. Uma dessas ferramentas é a apresentação de cases reais de grandes organizações, algumas associadas da Aberje.

Dentre os cases citados, está o hub “Além da Energia”, da associada Engie, vencedor do Prêmio Aberje 2022 na categoria Mídia Digital, na região de Espírito Santo e Rio de Janeiro. O case foi desenvolvido a partir da liderança de Leandro Provedel – Head de Marca da Engie Brasil – que, no livro, atesta a importância da organização desenvolver a mentalidade de publisher. “Quando entendemos que  brand publishing era a ferramenta que faltava para nós, concluímos que deveríamos entrar de cabeça, a partir de uma posição de autoridade; de uma empresa que se propõe a liderar a transição energética globalmente. Sabíamos que estávamos prontos para ser um brand publisher da nossa indústria.” 

O grupo Engie é líder na transição energética no Brasil, mas até 2019 não aplicava o brand publishing à sua estratégia de comunicação. Quando a empresa passou a trabalhar com essa ferramenta, o hub Além da Energia foi lançado e, em pouco mais de dois anos, se consolidou como um portal relevante no setor energético, onde diariamente são publicadas pautas sobre tendências dos mercados brasileiro e internacional.

“A beleza do brand publishing para fortalecimento da marca é que a torna conhecida e reforça sua autoridade, com fundamentação técnica, a partir de um hub de conteúdo proprietário”, afirma Leandro. A Engie trabalhou a ferramenta de maneira exemplar, sendo recompensada com a vitória regional no último Prêmio Aberje. Leandro Provedel chegou a participar do episódio 99 do podcast FalAção, falando sobre o tema.

Além da Engie, outras associadas tiveram suas ações citadas no livro como exemplo de brand publishing. O hub Meu Lugar, do QuintoAndar; e a aquisição do portal Cybercook, pelo Carrefour; foram apresentados aos leitores. Além desses, o hub “Seja Relevante”, da Fundação Dom Cabral, ganhou destaque por ser mídia proprietária da mais prestigiada instituição de educação executiva do Brasil.

Sobre o autor

Além de Diretor Executivo e fundador da Barões, Paulo Henrique Ferreira é formado em jornalismo pela PUC-Campinas, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e possui MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Começou sua carreira em 2000, na Compera (atual Movile), desenvolvendo produtos editoriais para telefones celulares. De 2008 a 2015 liderou a área digital do LANCE!, o maior diário esportivo do Brasil. Dentre outras posições no mercado de publishing digital, também foi diretor da FSB Comunicação, antes de fundar a Barões, em 2017.

  • COMPARTILHAR: