CARTA ABERTA: Aplausos ao Jornal Nacional por este marco histórico
Carta enviada à Rede Globo, em nome da diretoria e do Conselho Deliberativo da Aberje. Leia o PDF.
“As organizações existem para permitir que pessoas comuns façam coisas extraordinárias” afirmou, certa vez, o economista Theodore Levitt (1925 – 2006), mestre em Harvard e autor de diversos livros sobre administração e marketing. Comungamos do mesmo pensamento de que é por meio destas ações extraordinárias que muitas empresas mudaram o comportamento da sociedade ao longo da história, assim como deverá ser o dia 14 de abril de 2020 para o Jornal Nacional, do Grupo Globo.
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) – composta de uma rede de associados onde constam as 500 maiores empresas globais – há 53 anos trabalha para que a boa comunicação empresarial seja parte integrante do negócio, reconhece por meio desta carta aberta a quebra de paradigma que a Rede Globo – por meio de seu JN – apresentou ao país no quadro Solidariedade S/A, em que destaca iniciativas empresariais e de marcas, com a citação das respectivas logomarcas.
Tal quebra de paradigma endossa um conceito há tempos preconizado pela Aberje – o de que seus associados, ao formular suas estratégias de comunicação, invistam no eixo ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e de Governança) como forma de exprimir o compromisso em ser socialmente responsáveis e economicamente sustentáveis.
Ao trazer luz a essas iniciativas, o Jornal Nacional evidencia o inestimável trabalho da imprensa e do jornalismo comprometido com a prestação de serviços e a informação à sociedade. Ao mesmo tempo que contribui para que autoridades em todos os níveis se vejam instadas a adotar, com mais presteza, políticas públicas para atenuar os efeitos dessa pandemia.
Em meio a tantas incertezas e turbulências em cenários que envolvem saúde e economia, a comunicação tem sido uma das principais armas para disseminar boas práticas e chamar à responsabilidade outros gestores e empresas. Para nós da Aberje, esta nova iniciativa dá a dimensão do quanto a Rede Globo também está preocupada e engajada na solução da crise.
Ontem, o Jornal Nacional mostrou que essa pandemia trouxe um novo olhar do jornalismo para essas iniciativas. Uma atitude de responsabilidade que engrandece o jornalismo no Brasil e no mundo. Parabéns ao Jornal Nacional. Parabéns à Rede Globo.
Paulo Nassar, Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da ECA-USP
Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje
Conselho Deliberativo da Aberje
Gislaine Rossetti – Presidente do Conselho Deliberativo
LATAM Airlines, Diretora de Relações Institucionais e Regulatório
Adriano Stringhini – Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
SABESP, Diretor de Gestão Corporativa
Conselheiros
Antonietta Varlese – Accor, VP de Comunicação e Responsabilidade Social da América do Sul
Ana Laura Sivieri – Braskem, Diretora de Marketing e Comunicação Corporativa
Antonio Calcagnotto – Audi, VP de Relações Institucionais, Governamentais e Sustentabilidade
Clau Duarte – Santander, Diretora de Comunicação Externa
Claudio Luiz Viveiros – Wilson Sons, Gerente de Relações Institucionais
Cristiana Brito – BASF, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade para América do Sul
David Grinberg – Arcos Dorados, VP de Comunicação Corporativa e Relação com Investidores
Elisa Prado – Telefonica Vivo, Diretora de Comunicação Corporativa
Fernão Silveira – FCA, Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade Latam
Helio Muniz Garcia – Via Varejo, Diretor de Relações Institucionais, Diversidade e Sustentabilidade
Juliana Nunes – CPFL, Diretora de Comunicação Empresarial e Marketing Institucional
Juliana Lopes – AMAGGI, Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance
Leandro Modé – Itaú Unibanco, Superintendente de Relações Governamentais e Comunicação Corporativa
Luciana Coen – SAP, Diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa
Marcela Porto – Suzano Papel e Celulose, Gerente Executiva de Comunicação e Marca
Marcelo Behar – Natura, Diretor de Assuntos Corporativos
Maria Elisa Curcio – International Paper do Brasil, Diretora LATAM de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Engajamento com a Comunidade
Marina Peixoto – Coca-Cola, Diretora de Comunicação Corporativa
Mario Laffitte – Samsung América Latina, VP de Relações Governamentais, Comunicação Corporativa, Jurídico, Compliance e Responsabilidade Social Corporativa
Nelson Silveira – GM Mercosul, Diretor de Comunicação
Odete Duarte – Rhodia-Grupos Solvay, Diretora de Reputação e Comunicação de Negócios América Latina
Priscilla Cortezze – Volkswagen, Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Rosana Aguiar – Embraer, Diretora de Gestão da Cultura e Comunicação Interna
Tonico Pereira – CCR S.A., Diretor de Comunicação e Sustentabilidade
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov