13 de março de 2023

Campanha multistakeholder para celebrar 80 anos da Coca-Cola contribui para a reputação da companhia

Encontro do Aberje Academia de Marcas mostra como a celebração de uma marca pode se tornar uma grande oportunidade de se trabalhar a reputação da companhia
Tatiana e Daniela em live sobre 80 anos da Coca-Cola no Brasil

A Coca-Cola completou 80 anos de operação no Brasil, na Argentina e na Bolívia em 2022 e para celebrar tantas décadas de atividades, o setor de Comunicação da companhia no Brasil teve o desafio de preparar uma única campanha que pudesse englobar os três países. Para mostrar como isso foi possível e como essa estratégia contribuiu positivamente para a reputação da companhia, a Aberje teve o primeiro encontro da nova temporada da Academia de Marcas, com patrocínio da Coca-Cola, realizado no dia 9 de março, trouxe um bate-papo entre Daniela Valverde, head de Comunicação da Coca-Cola e Tatiana Maia Lins, sócia-diretora da Makemake.

A ideia para celebrar os 80 anos de atividades, era fazer uma campanha integrada com uma estratégia 360º visando atingir vários públicos a fim de estreitar o relacionamento com cada um deles, além de aproveitar o momento para mexer o ponteiro da reputação, conforme conta Daniela Valverde. “O objetivo era reforçar o nosso relacionamento não só com os consumidores mas também com todos os stakeholders. Para isso, foi preciso trabalhar um conceito criativo que se adaptasse aos três países para que as pessoas pudessem se identificar com ele”, destaca.

Making off da campanha

“Nós queríamos fazer uma campanha que falasse sobre desejos para o futuro e que levasse uma mensagem de otimismo em que as pessoas pudessem se conectar com nosso propósito, que é fazer a diferença. O primeiro passo foi escolher quem nos ajudaria neste desafio e optamos por uma agência argentina, a NSB, que já atuava com a Coca-Cola”, revela a executiva, reforçando a importância de trabalhar as particularidades de cada país. “O principal desafio foi trabalhar em um conceito que fosse significativo para todos os países da região. Mas, quando temos bons parceiros, tudo funciona”, salienta. 

A campanha foi ao ar no ano passado em datas específicas e momentos diferentes em cada país, mas o tema foi trabalhado durante o ano todo, através de eventos. “Para gerar conexão e nos aproximarmos dos nossos públicos, os eventos foram ferramentas superimportantes e, de fato, marcaram essa celebração. Aqui no Brasil, fizemos um evento para a imprensa, outro para os engarrafadores no Copacabana Palace e aproveitamos a vinda do presidente Bryan Smith para celebrar os 80 anos e fazer uma despedida especial para ele, que iria se aposentar e criamos um musical para contar a história da Coca-Cola. Foi muito especial”, lembra Daniela. 

Assista ao vídeo na íntegra:

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