Campanha da Volvo valoriza caminhoneiro
Andrea Martins
Baixa renumeração, estradas ruins, assaltos e acidentes. Motivos não faltam para que os motoristas de caminhão se sintam desmotivados a seguir na profissão. Pesquisas mostram que 55% dos caminhoneiros deixariam o volante dos veículos pesados e que 86% não gostariam que o filho seguisse o mesmo caminho. Em um país como o Brasil, com 70% do transporte de carga concentrado em rodovias, os dados preocupam o setor.
São quase 2 milhões de veículos pesados, entre autônomos, empresas e cooperativas – e há risco de faltar mão-de-obra quando a economia se recuperar. “Há dois anos estava faltando 100 mil motoristas. Atualmente, com a crise, não há déficit”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina. “Mas quando o Brasil voltar a crescer, este problema vai retornar. Se os caminhões pararem, o Brasil para.”
Para tentar reverter esta percepção negativa em relação à profissão, a sueca Volvo lançou, no Brasil, uma campanha de valorização do profissional de caminhão. A primeira ação é a promoção Sua Voz Te Leva Longe, que vai ouvir a opinião dos motoristas sobre as estradas brasileiras e vai sortear um participante para viajar à Suécia, sede da Volvo, em outubro, acompanhado do jornalista Pedro Trucão, do programa Pé na estrada, da TV Bandeirantes.
“A Suécia tem um dos melhores transportes de carga do mundo”, diz Pedro Trucão, que cobre o setor de caminhões desde 1981. “A ideia é rodar por aquele país, ver as condições de lá, o que é bom e funciona, para implantar aqui.”
A Volvo espera coletar informações importantes com esta campanha, para entender as percepções e necessidades dos motoristas e desenvolver ações a partir da pesquisa.
“Os dados da pesquisa vão nos oferecer subsídios para ações que contribuam para que a profissão de motorista seja mais valorizada a partir do ponto de vista dos próprios motoristas”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.
Para participar do sorteio, o caminhoneiro deve se inscrever e responder a um questionário que aborda assuntos relacionados à vida na estrada. O motorista poderá também mandar um depoimento sobre o que a profissão tem de positivo e o que pode ser feito para melhorar, em qualquer formato. Serão aceitos textos, poemas, músicas e vídeos. Os melhores poderão ilustrar as ações de divulgação da campanha.
As inscrições podem ser feitas no site da promoção www.suavoztelevalonge.com.br até dia 31 de julho. O sorteio será realizado no dia 3 de agosto. O vencedor ganhará uma viagem à Suécia de uma semana e ainda irá conhecer a realidade do transporte de cargas no país e visitar a fábrica da Volvo em Gotemburgo.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025