Campanha da Philip Morris Brasil promove conscientização sobre o descarte correto de bitucas do cigarro
A Philip Morris Brasil (PMB) promoverá uma série de ativações durante os meses de novembro e dezembro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o descarte correto das bitucas de cigarro. Denominada Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, a ação iniciada em 2022 atua para promover uma mudança no comportamento e atitudes de fumantes que muitas vezes desconhecem o impacto do resíduo no meio ambiente.
Como parte da ação, colaboradores da empresa distribuíram bituqueiras portáteis para adultos fumantes em Porto Alegre no dia 10 de novembro. Agora, a campanha seguirá para as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Santa Cruz do Sul (SP). A iniciativa também inclui o recolhimento de bitucas descartadas de maneira inadequada.
“O lixo das bitucas de cigarro é um problema que precisa ser resolvido. Com campanhas como essa, queremos incentivar os fumantes a hábitos mais responsáveis, que fortalecem a educação da população em geral e colaboram com as entidades governamentais para assegurar uma infraestrutura adequada de eliminação dos resíduos”, destaca Bruno Pinto, executivo de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil.
A campanha Nosso Mundo Não é um Cinzeiro está totalmente alinhada à meta global da Philip Morris International (PMI) de reduzir o lixo plástico de seus produtos (que inclui a bituca de cigarro) em 50% até 2025. Já foi veiculada em outros países e, no Brasil, em 2022, projetos-pilotos passaram por São Paulo, onde foram instaladas bituqueiras nas regiões da Avenida Paulista e Vila Olímpia, e pela região Sul, quando foi realizada distribuição de bituqueiras portáteis em praias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Brasil, a campanha também ganhou o website www.naoeumcinzeiro.com.br, em português, com o objetivo de educar o público sobre o impacto ambiental causado pelo lançamento das bitucas em ruas, praças, praias, rios e outros ambientes. Segundo estatísticas, 61% dos cigarros são consumidos ao ar livre e, na natureza, as pontas ou guimbas, como também são conhecidas, podem levar até 15 anos para se decomporem.
Estudos mostram desconhecimento em relação ao descarte correto
Pesquisa realizada pela PMI com 12.800 pessoas de 10 países, entre eles o Brasil, apontou que 25% dos fumantes adultos jogam as pontas de cigarro ao chão porque acham isso normal. Quando feito um recorte para o Brasil, a porcentagem sobe para 32%.
O estudo também revelou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro são feitos de algodão ou papel e apenas 13% sabiam que a matéria-prima principal é o plástico. No caso do Brasil, só 4% dos entrevistados tinham esse conhecimento.
As conclusões da pesquisa reforçam a necessidade de campanhas de sensibilização para ajudar a mudar o comportamento dos fumantes. A cada segundo, aproximadamente 10 mil unidades desse resíduo são dispensadas de maneira inadequada em todo o mundo.
Programação da Campanha “Nosso Mundo Não é Um Cinzeiro”:
- 15/11, às 16h – Santa Cruz do Sul (Praça da Catedral)
- 17/11, às 9h – Recife (Praia Boa Viagem)
- 01/12 – Rio de Janeiro (TBC)
- 03/12, às 10h – São Paulo (Avenida Paulista)
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país