Campanha aproxima consumidores e produtores sustentáveis da Amazônia
Reforçando seu compromisso com a comercialização de produtos da sociobiodiversidade por meio da sua plataforma, o Mercado Livre anuncia mais uma edição da sua campanha anual voltada à valorização dos saberes e sabores dos biomas brasileiros. Realizada de 04 a 11 de setembro, a ação deste ano leva o mote ‘A Amazônia tá chegando’, celebrando o fato de que com a parceria logística do Mercado Livre, centenas de itens produzidos de maneira sustentável no bioma chegam cada vez a mais pessoas.
“A gente fica feliz com os avanços das agendas de bioeconomia e sociobiodiversidade, que estão ganhando cada vez mais espaço, e que muitos dos usuários do Mercado Livre já entenderam o impacto positivo destes produtos. Um estudo recente que fizemos sobre o consumo online de produtos sustentáveis mostra que a proteção da biodiversidade é um dos fatores que impactam a decisão de compra de milhares de usuários na América Latina”, informa Laura Motta, gerente Sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
Ao todo, mais de 80 associações, cooperativas e pymes da sociobiodiversidade ganham destaque na plataforma, por onde passam mais de 597 pessoas a cada segundo. Além disso, uma página desenvolvida especialmente para visibilizar esses empreendimentos permite que o consumidor encontre mais de 1.050 itens de gastronomia, moda e artesanato. Além da Amazônia, que ganha destaque especial no mês que celebra sua existência, a plataforma possui itens da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
Este é o quarto ano consecutivo em que organizações da sociobiodiversidade contam com o apoio do Mercado Livre para promover a comercialização dos seus produtos. Além de conectar os consumidores com empreendedores da sociobiodiversidade, facilitando a compra online de produtos dos biomas brasileiros, o Mercado Livre oferece capacitação, apoio logístico e uma série de benefícios comerciais dentro do seu ecossistema, buscando impulsionar esses empreendimentos que geram renda e contribuem para a preservação da sociobiodiversidade. Dentre os empreendimentos participantes da campanha deste ano estão Luisa Abrahm, Café Apuí Agroflorestal, Central do Cerrado, Sítio Boca do Mato, Moma Natural, Recanto Magini, Sattva Suplementos, dentre outros.
Somente em 2022, mais de 30 mil produtores locais foram beneficiados indiretamente pela iniciativa na América Latina, quando foram vendidos mais de 20 mil produtos sustentáveis de oito biomas icônicos da região.
Estudo
De acordo com a nova edição do estudo ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, recém divulgado pelo Mercado Livre, o consumo online de produtos sustentáveis cresceu 40% no Brasil. Os dados foram coletados no período de abril de 2022 a março 2023, entre os milhares de usuários do Mercado Livre na região. A pesquisa apontou ainda que foram adquiridos mais de 4,2 milhões de itens de impacto positivo no país, 55% do total de produtos vendidos na região. Em mais um ano, os dados reforçam a crescente demanda no Brasil por produtos que gerem benefícios para o planeta e para as pessoas, em busca de um estilo de vida e hábitos mais sustentáveis.
Dos mais de 4,4 milhões de usuários que compraram produtos de impacto positivo na região, o país responde por 60% dessa fatia, crescimento de 29% em relação ao levantamento anterior. Esse consumo também gera impactos para os empreendedores de impacto positivo, cujo número de vendedores aumenta à medida que a categoria se fortalece e ganha visibilidade. Na América Latina, são mais de 57 mil marcas e empreendedores que comercializam produtos sustentáveis, 37% deles estão no Brasil, onde esse volume cresceu 15%.
TEDx Amazônia
Como parte do compromisso de promover a valorização da sociobiodiversidade, o Mercado Livre apoia, neste ano, o retorno do TEDxAmazônia, viabilizando a realização do evento ao lado de outros parceiros e contribuindo para que as vozes da floresta cheguem a cada vez mais pessoas. O TEDx Amazônia será realizado entre os dias 02 e 05 de novembro, em Manaus (AM), e contará com mais de 40 palestras em torno de temas como bioeconomia, geração de renda, desenvolvimento territorial, ciência, empreendedorismo, arqueologia, direitos da natureza e, claro, questões cruciais como a ocupação do território pelas populações locais, combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão